Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O PAPA aposta no compromisso das religiões pela paz mundial


O PAPA aposta no compromisso das religiões pela paz mundial - Gente de Opinião

Uma identidade própria para reconhecer a dos outros

 

Com a ida ao Dubai e o encontro com as autoridades muçulmanas pode significar um grande passo no caminho da paz mundial.  O Papa Francisco apelou para a necessidade de um compromisso das religiões pela paz.

Francisco exortou: “Paz e religião pertencem juntas: Violência significa profanação do nome de Deus”. "Toda a profissão de fé é chamada a preencher a lacuna entre amigo e inimigo para tomar a perspectiva do céu, que inclui todas as pessoas sem preferências nem discriminações".

Francisco acentua que é preciso a "Coragem pela diferença"… "Isto pressupõe uma identidade própria, da qual não se tem de abdicar para agradar ao outro. Mas, ao mesmo tempo, requer a coragem de ser diferente, o que inclui o pleno reconhecimento do outro e da sua liberdade, e o consequente esforço para usar-me de tal modo que os seus direitos fundamentais sejam sempre e em toda a parte reconhecidos por todos". E acrescentou: "A oração limpa o coração do seu egocentrismo".

Al-Azhar e a Igreja Católica declaram que aceitarão "a cultura do diálogo como caminho; a cooperação comum como código de conduta; a compreensão mútua como método e critério".

"Não há alternativa: ou construímos o futuro juntos ou não há futuro. Acima de tudo, as religiões não podem prescindir da tarefa urgente de construir pontes entre povos e culturas”.

O compromisso das religiões é condição sem a qual não haverá paz mundial. De facto, só no respeito do que cada um é se chega à paz que se quer! É necessária criar uma cultura de multiplicadores da fraternidade, construtores de pontes apoiadas naquilo que nos une, o resto (indiferença, ódio, rancor, incompreensão) deixámo-lo na água que passa debaixo da ponte.

Tudo isto pressupõe uma viragem de mentalidade: começar a entender o mundo como um conjunto de complementaridades necessárias.

© António da Cunha Duarte Justo

In “Pegadas do Tempo”, https://antonio-justo.eu/?p=5285

 

A RESPEITO DE ORÇAMENTOS MILITARES E DE DOMÍNIO

Os USA gastam cerca de 600.000 milhões de euros por ano.
A NATO cerca de 180.000 milhões
A China cerca de 80.000 milhões
A Rússia cerca de 60.000 milhões

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Oficialmente, ainda não foi dado o tiro de largada da corrida para a sucessão do governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, mas, nos bastidores, já

O Diabo anda à a solta

O Diabo anda à a solta

A Altitude da Corrupção: As Elites, Epstein e a Derrocada Moral do OcidenteVivemos numa era de desnivelamento ético. Enquanto a maioria luta com as

Selvageria e bestialidade

Selvageria e bestialidade

Mais uma professora foi assassinada por um aluno dentro da sala de aula. Esse é o reflexo da onda de selvageria que domina a cidade de Porto Velho.

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)