Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Lula, o “porta-voz da paz mundial”!


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

É impressionante a capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para criar e interpretar personagens folclóricos. Quem não se recorda do “Lulinha paz e amor”. O termo foi cunhando pelo petista logo após a eleição vitoriosa de 2002, quando Lula mandou às favas a postura radical que o caracterizou ao longo de sua trajetória sindical, e, como que num passe de mágica, alinhou-se ao que existe de mais fétido na política nacional, a pretexto de construir base parlamentar no Congresso. O resultado dessa mistura explosiva redundou no escândalo do mensalão.   

Agora, Lula resolveu interpretar outro personagem, ainda que de importância secundária, qual seja, o de porta-voz da paz mundial. Ele quer acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Nesse novo papel, a fala do petista é curtíssima: “Precisamos acabar com essa guerra”. E pronto! Lula só não disse como colocar um ponto final no conflito que já completou um ano, e, pelo visto, não tem perspectiva de fim. 

Recentemente, Lula viajou ao Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden. Essa foi sua primeira viagem internacional depois que assumiu a presidente da República. Lula repetiu a cantilena, mas não disse uma nova palavra sobre a ajuda militar que os Estados Unidos têm dado ao país do senhor Volodymyr Zelensky. 

Em março, Lula deverá visitar seu colega chinês Xi Jinping, presidente da China, e, mais uma vez, vestirá o mandato esfarrapado de protagonista da paz mundial. E só. Duvido que ele tenha coragem de condenar o apoio que Pequim vem dando ao presidente russo Vladimir Putin. Enquanto os Estados Unidos, a União Européia e os principais países ocidentais condenam a invasão dos russos, a China evita criticar abertamente seu colega Putin. 

Se Lula acha que seus amigos Joe Biden e Xi Jinping levarão a sério suas palavras de paz e amor está redondamente enganado. Quem é o Brasil, um país terceiro-mundista, para querer ditar regras de conduta a dirigentes de superpotências como Estados Unidos, Rússia e China. Esse é mais um personagem que logo será alvo de motejo por parte do plateia nacional e mundial.  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do “é dando que se recebe”

A política do “é dando que se recebe”

Ouvi, atentamente, os áudios de uma reunião fechada que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Velho entre vereadores e um representante do prefeito

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)