Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Leonardo Boff vai ao Fórum Social Temático



Paula Laboissière

Agência Brasil, Porto Alegre – Às vésperas de participar de uma rodada de discussões no Fórum Social Temático 2012, o teólogo Leonardo Boff disse hoje (24) que os movimentos sociais devem buscar uma articulação mais forte entre si e esperar menos dos governos. “Não se trata de um outro mundo possível, mas de um outro mundo necessário”, destacou, ao citar o lema do encontro.

Para ele, movimentos da sociedade civil como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street representam “um novo tipo de revolução”, já que buscam o que ele considera como “o mínimo necessário” – emprego, direitos humanos e transparência dos governos.

Sobre as perspectivas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Boff avaliou que, a julgar pelo documento base, não se pode esperar nada de novo. “É um documento que já nasce velho. Não pode significar um salto de qualidade ou garantir a sustentabilidade”, observou, referindo-se ao evento que será sediado pelo Brasil em junho, na capital fluminense.

Para o teólogo, a mensagem pregada pelos governos nos embates acerca da sustentabilidade é a de que a sociedade pode consumir o quanto for, “desde que seja verde e não tenha agrotóxico”. Ele lembrou ainda que a maioria das empresas consideradas amigas da natureza faz uso da palavra sustentabilidade como um adjetivo. “Queremos a sustentabilidade como um substantivo, como um paradigma novo, como uma nova relação com a Terra”.

Já em relação à participação da presidenta Dilma Rousseff na edição temática do fórum este ano, prevista para a próxima quinta-feira (26), Boff avaliou que é preciso passar a imagem brasileira como a de um país-chave para as negociações. “O Brasil deve ser o G-zero”, disse.

Acompanhe a cobertura completa do FST no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)