Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Leonardo Boff vai ao Fórum Social Temático



Paula Laboissière

Agência Brasil, Porto Alegre – Às vésperas de participar de uma rodada de discussões no Fórum Social Temático 2012, o teólogo Leonardo Boff disse hoje (24) que os movimentos sociais devem buscar uma articulação mais forte entre si e esperar menos dos governos. “Não se trata de um outro mundo possível, mas de um outro mundo necessário”, destacou, ao citar o lema do encontro.

Para ele, movimentos da sociedade civil como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street representam “um novo tipo de revolução”, já que buscam o que ele considera como “o mínimo necessário” – emprego, direitos humanos e transparência dos governos.

Sobre as perspectivas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Boff avaliou que, a julgar pelo documento base, não se pode esperar nada de novo. “É um documento que já nasce velho. Não pode significar um salto de qualidade ou garantir a sustentabilidade”, observou, referindo-se ao evento que será sediado pelo Brasil em junho, na capital fluminense.

Para o teólogo, a mensagem pregada pelos governos nos embates acerca da sustentabilidade é a de que a sociedade pode consumir o quanto for, “desde que seja verde e não tenha agrotóxico”. Ele lembrou ainda que a maioria das empresas consideradas amigas da natureza faz uso da palavra sustentabilidade como um adjetivo. “Queremos a sustentabilidade como um substantivo, como um paradigma novo, como uma nova relação com a Terra”.

Já em relação à participação da presidenta Dilma Rousseff na edição temática do fórum este ano, prevista para a próxima quinta-feira (26), Boff avaliou que é preciso passar a imagem brasileira como a de um país-chave para as negociações. “O Brasil deve ser o G-zero”, disse.

Acompanhe a cobertura completa do FST no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, detido pela Polícia Federal quando tentava fugir do Brasil para Dubai está livre, leve e solto. Teve

Canoa: banquete de hipocrisia

Canoa: banquete de hipocrisia

Uma canoa totalmente desgovernada boia, sem rumo e sem destino, por uma das inúmeras ruas alagadas daquela estranha e sinistra cidade. Nela estão em

“Sentindo-se traído”

“Sentindo-se traído”

A frase acima não é minha, mas do senador Jorge Kajuru, eleito pelo estado de Goiás. E foi dita da tribuna do Senado, não me recordo quando, referin

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)