Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Justiça condena empresas e bancos em R$ 100 mil


 
O Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Porto Velho, Dr. Jorge Luiz dos Santos Leal, vem adotando nova postura e condenando grandes Empresas e Bancos ao pagamento de 100 mil reais a título de indenização por danos morais em virtude da negativação indevida do nome de seus clientes nos órgãos restritivos de crédito.

As decisões foram proferidas na última quinzena deste mês e estão publicadas no Diário da Justiça dos dias 20, 25 e 26 de abril de 2011 (0002481-61.2011.8.22.0001, 0011058-62.2010.8.22.0001, 0019883-92.2010.8.22.0001).

O escritório de advocacia Cruz & Schmidt, composto por seus sócios Dr. Sheldon Romaim Santos da Cruz e Dr. Rogério Mauro Schmidt, advogados do autor de umas destas ações, alegaram que os documentos de seu cliente foram furtados e, meses depois, ele foi surpreendido com a inscrição de seu nome no SPC e SERASA. Alegou que tentou resolver administrativamente o problema, encaminhando e-mail à Losango e alertando sobre o furto ocorrido, mas não obteve êxito, motivo pelo qual ingressou com ação judicial.

Segundo o magistrado, que tem fixado suas últimas condenações neste patamar de 100 mil reais, “as ações de indenização por negativação indevida têm sido constantes nas Varas Cíveis, ocupando aproximadamente 30% dos processos em trâmite neste Estado. A fixação do valor da indenização em R$5.000,00 (Cinco mil reais) não tem surtido o efeito pedagógico desejado, pois o volume de processos idênticos por erro das empresas de telefonia não diminuiu. É inadmissível que o Poder Judiciário esteja sendo utilizado como órgão de Consultoria Jurídica destes Bancos e empresas de Telefonia, pois torna-se muito mais barato custear condenações judiciais em valor pequeno, sem ter que contratar mais funcionários e montar um setor jurídico para impedir que os problemas aconteçam.”

O que se observa é que o Judiciário não suporta mais as inúmeras ações propostas em virtude dos erros destas grandes empresas e Bancos, pois têm se tornado comum as reclamações de clientes por negativação indevida de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, decidiu-se majorar o valor das indenizações para que o efeito pedagógico da medida efetivamente se cumpra na prática.

Dr. Sheldon Romaim Santos da Cruz
Dr. Rogério Mauro Schmidt

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Pelo que se tem lido na imprensa, parece que o governador de Rondônia, cel. Marcos Rocha, encontrou um partido para chamar de seu. Trata-se do PSD,

BR-364: pedágio veio para ficar

BR-364: pedágio veio para ficar

A cobrança do pedágio na BR-364 não é uma novela mexicana como muitos, de forma confortável, ainda pensam. Muito menos achar que, de uma hora para o

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

A Câmara Municipal de Porto Velho diz que não tem dinheiro para pagar direitos de servidores que se aposentaram há três, quatro anos ou mais, mas, e

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)