Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Ipam é alvo de operação policial


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (Ipam) voltou ao noticiário. Não, evidentemente, pela qualidade dos serviços médicos hospitalares que deveria prestar aos filiados e seus dependentes. Nada disso. O Ipam foi alvo de operação policial por suspeita de superfaturamento praticado por agentes públicos. Essa não seria a primeira vez que o dinheiro do Instituto teria sido usado para atender interesses completamente divorciados da finalidade para a qual o órgão foi criado pelo então prefeito Chiquilito Erse (já falecido).

Tempos atrás, estourou o caso do Banco Santos. Recursos da previdência teriam sido usados indevidamente na compra de títulos fajutos. O Banco Santos sofreu intervenção e, posteriormente, faliu, causando enorme prejuízo para diversos investidores. Foi preciso o Ipam entrar na Justiça para recuperar o dinheiro, salvo engano, 1 milhão de reais.

Agora, mais um escândalo envolvendo recursos da Assistência Médica. Isso é revoltante, se se considerar que a cada dia prestadores de serviços vêm pedindo descredenciamento do Instituto alegando falta de pagamento, resultando em graves consequências para os beneficiários, com a perda de acesso a hospitais, clinicas e profissionais de saúde. É preciso investir na melhoria dos sérviços assistenciais, alvo de reclamações e protestos veementes por parte de filiados. Paralelo a isso, há, também, o problema dos cargos comissionados, cujo número é exagerado, considerando, sobretudo, a minúscula estrutura da instituição.

Além da sangria que esses cargos vêm causando aos cofres do Instituto, não raro ocupados por parentes de políticos, em sua maioria, neófitos no campo da administração pública, segundo informações de servidores do Ipam, há certa concordância quanto ao descompasso entre a arrecadação e a despesa. Há um clima administrativo, porém, que recomenda o sacrifício de algumas diretorias. É estupidez imaginar que o Ipam pode permanecer como está, praticamente acéfalo no setor assistencial, a menos que se queira transformá-lo em objeto de museu, à semelhança do esquálido Iperon, contudo, não acredito que seja essa a intenção do prefeito Léo Moraes. Ele tem potencial e condições para mudar a face deformada do Ipam, principalmente, no campo da assistência médica. Vamos esperar para ver.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Aos onze Candidatos que aspiram representar a Nação:Escrevo esta carta não apenas em meu nome, mas na qualidade de porta-voz de milhões de portugu

O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

Iniciamos 2026 com novidades marcantes. A prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro — ditador que fraudou o pleito após obter apenas um terç

Donald Trump devia ser preso

Donald Trump devia ser preso

          O “Laranjão”, atual e ex-presidente dos Estados Unidos está virando o mundo de cabeça para baixo. Pertencente à extrema-direita fascista,

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Acabou o mistério! O governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, disse, durante entrevista ao jornalista Everton Leoni, que vai ficar no cargo até o

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)