Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Guloseimas da cultura nacional



O que faz o Brasil, brasil?

Lembramos de Figueiredo – último generalíssimo da ditadura de 1964 – quando disse que preferia o cheiro de ruminantes ao odor do povo.

Não é que Rafael Greca – eleito prefeito de Curitiba-PR, em 2016 – disseminou em discurso que vomitou ao sentir o mau-cheiro desse mesmo povo?Guloseimas da cultura nacional - Gente de Opinião

Então, baseando-nos em verossimilhanças e não em “fortes intuições” – até porque nessa temática não temos nenhuma –, arriscamo-nos a dizer que:

- “O golpe de 2016 desentocou, desencavou, todos os animais que habitavam a caverna da ética. Evidentemente, saíram sem a lanterna de Platão”.

Mas, como tudo não é tão imperfeito que não possa piorar, ganharam um gênio. A “lampadinha” desovou uma ditadura bem mais racional e, portanto, um pouco pior.

Na mesmice, e ignorantes do conhecimento escolar, são autofágicos; por isso, confinados, regulam sua própria população carcerária.

Como são bestas-feras famintas de ódio – pela reclusão de poucos anos –, desencarcerados manifestam uma fome atávica.

Adeptos da Licantropia Política (homem lobo do homem), alimentam-se de toda sorte de banalidades.

No princípio pensamos que fossem Neandertais, mas estávamos enganados porque os Neandertais tiveram a sorte de acasalar com o Homo sapiens.

Agora sabemos que os bestializados não são da família Homo Erectus.

Insípidos por não terem “leitura do mundo” (compreensível, dentro das cavernas), são adoradores de mitos como este atual e “ungido” Carneiro de Ouro.

Em todo caso, padecendo como bestializados pela má-sorte de não ter luz alguma, são o avesso dos seus primos (pobres) na cadeia evolutiva: o zoon politikón.

Esses animais, que vivem nas sombras, devoram a tudo e a todos como as crianças que ingerem guloseimas que se sabe não serão digeridas.

O problema, nesse caso, além da poluição/degradação gerada, é que a indigestão será por nossa conta.

Aliados de Bolsomitas e Bolsominions, quando os amigos antepassados da moral canibal alcançam 20% do eleitorado nacional, fazem pensar.

No início, Hitler tinha bem menos do que isso.

Autores: João Grilo e Jeca Tatu                               

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de