Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Guloseimas da cultura nacional



O que faz o Brasil, brasil?

Lembramos de Figueiredo – último generalíssimo da ditadura de 1964 – quando disse que preferia o cheiro de ruminantes ao odor do povo.

Não é que Rafael Greca – eleito prefeito de Curitiba-PR, em 2016 – disseminou em discurso que vomitou ao sentir o mau-cheiro desse mesmo povo?Guloseimas da cultura nacional - Gente de Opinião

Então, baseando-nos em verossimilhanças e não em “fortes intuições” – até porque nessa temática não temos nenhuma –, arriscamo-nos a dizer que:

- “O golpe de 2016 desentocou, desencavou, todos os animais que habitavam a caverna da ética. Evidentemente, saíram sem a lanterna de Platão”.

Mas, como tudo não é tão imperfeito que não possa piorar, ganharam um gênio. A “lampadinha” desovou uma ditadura bem mais racional e, portanto, um pouco pior.

Na mesmice, e ignorantes do conhecimento escolar, são autofágicos; por isso, confinados, regulam sua própria população carcerária.

Como são bestas-feras famintas de ódio – pela reclusão de poucos anos –, desencarcerados manifestam uma fome atávica.

Adeptos da Licantropia Política (homem lobo do homem), alimentam-se de toda sorte de banalidades.

No princípio pensamos que fossem Neandertais, mas estávamos enganados porque os Neandertais tiveram a sorte de acasalar com o Homo sapiens.

Agora sabemos que os bestializados não são da família Homo Erectus.

Insípidos por não terem “leitura do mundo” (compreensível, dentro das cavernas), são adoradores de mitos como este atual e “ungido” Carneiro de Ouro.

Em todo caso, padecendo como bestializados pela má-sorte de não ter luz alguma, são o avesso dos seus primos (pobres) na cadeia evolutiva: o zoon politikón.

Esses animais, que vivem nas sombras, devoram a tudo e a todos como as crianças que ingerem guloseimas que se sabe não serão digeridas.

O problema, nesse caso, além da poluição/degradação gerada, é que a indigestão será por nossa conta.

Aliados de Bolsomitas e Bolsominions, quando os amigos antepassados da moral canibal alcançam 20% do eleitorado nacional, fazem pensar.

No início, Hitler tinha bem menos do que isso.

Autores: João Grilo e Jeca Tatu                               

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)