Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Exposição de peixes do rio Madeira desperta memória culinária de visitantes


Exposição de peixes do rio Madeira desperta memória culinária de visitantes - Gente de Opinião
                                                                   PIRARARA


Esta é a última semana para visitar a exposição “Peixes do rio Madeira”, que está sendo realizada na área de eventos do shopping, até sábado dia 31. Dez espécies de peixes fazem parte da mostra, que reúne aqueles peixes que são os mais conhecidos ou de valor comercial.

A mostra também está mexendo com a imaginação gastronômica das pessoas. A jornalista Edina Silva, por exemplo, falava à amiga que a acompanhava, sobre como preparar a espécie surubim ou pintado.

A cozinheira e a auxiliar de um dos restaurantes da praça de alimentação conversavam sobre as características de cada uma das espécies: - O pacu, bem temperado, “ticadinho” e frito, é uma delícia... Já a piranha é “remosa”. – Já eu prefiro o tambaqui em vários pratos e o pintado, que quase não tem espinha. Agora bom mesmo é o pirarucu seco...

Pescadores amadores também param na frente dos aquários e falavam sobre as características na pesca de algumas espécies, como a pirarara, que “briga muito” quando fisgada. Mas teve quem disse gostar de pescar a pirara justamente por esta característica de resistir ao pescado. Um pescador afirmou ter fisgado um pirarucu maior que ele, que disse ter 1,7m de estatura.

Gente de Opinião

As espécies tambaqui, jatuarana(foto), e pirarucu são muito apreciadas na culinária regional. Esses e outros pescados do rio Madeira podem ser encontrados nos tradicionais Mercado Central, Mercado do Km 1 e no Mercado do Cai n’Água.

Para a Santo Antônio Energia, o objetivo da mostra está atendendo às expectativas, que é despertar a curiosidade das pessoas e, ao mesmo tempo, compartilhar conhecimento sobre cada uma das espécies, bastante tradicionais em Porto Velho.


Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)