Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Estado com as contas em dias

O governo de Rondônia, encerra o ano com salários dos servidores em dia e vários projetos em andamento


Estado com as contas em dias - Gente de Opinião

O governo de Rondônia, encerra o ano com salários dos servidores em dia e vários projetos em andamento que vão proporcionar o equilíbrio das contas financeiras do estado nos próximos anos. Com certeza, o governador eleito Coronel Marcos Rocha (PSL) encontrará um governo bem diferente na época em que Confúcio Moura (MDB) assumiu o seu primeiro mandato, em janeiro de 2011.

Pagar funcionalismo em dia, é uma obrigação do governador, mas vários estados enfrentam problemas com a falta de recursos. O Rio de Janeiro, por exemplo, está pagamento neste mês os salários de ano passado. Dificilmente, o governador eleito Marcos Rocha herdará dívidas contraídas pela gestão Daniel Pereira (PSB), que assumiu com a saída de Confúcio Moura.

Na Assembleia Legislativa também encerra o ano bem diferente em relação a legislatura passada, marcada por afastamento de deputados e escândalos de corrupção. O novo prédio do Poder Legislativo ainda enfrentam problemas burocráticos, mas nada que comprometa a gestão do presidente Maurão de Carvalho (MDB). O Poder Legislativo conseguiu realizar o maior número de audiências públicas para tratar de assuntos polêmicos e de grande interesse da população.

A prefeitura de Porto Velho também merece reconhecimento, apesar dos inúmeros problemas enfrentados na gestão, principalmente com relação ao transporte escolar de estudantes da zona rural. Alvo de uma operação da Polícia Federal, a secretaria de Educação perdeu dois importantes secretários acusados de indícios de irregularidades no pagamento de empresa que fazem o transporte de alunos.

Mas a novidade no município chegou no final do ano. O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou esta semana a 4ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, contendo o novo ranking da transparência pública no País. O município de Porto Velho foi avaliado como a 1ª capital da região Norte em índice transparência, a 5ª mais transparente do Brasil, com nota 9.59, e em 16º na classificação nacional entre os 665 municípios avaliados.

Na 3ª edição da EBT, cuja avaliação se deu no período de 04 de agosto de 2016 a 03 de janeiro de 2017, Porto Velho ocupava a 12ª posição entre as Capitais e a 77ª posição entre os Municípios brasileiros, o que significa um aumento de 61 posições em relação a última edição (79,22%). Os desafios na gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) vão continuar no próximo ano, mas o município terá tudo para corrigir erros do passado. 

Mais Sobre Opinião

Filhote do espelho meu

Filhote do espelho meu

Uma ideia no mínimo controvertida

É de fritar bolinhos

É de fritar bolinhos

Por que Eduardo Bolsonaro poderia ser um bom embaixador do Brasil em Washington, segundo seu pai?

A verdade mostra a cauda

A verdade mostra a cauda

A verdade mostra a cauda

O avesso do avesso do avesso

O avesso do avesso do avesso

Bolsonaro esperto ou ingênuo? É preciso esperar: só o tempo o dirá.