Segunda-feira, 22 de setembro de 2008 - 18h30
Prof Rosildo Barcellos
Estamos prestes a inaugurar uma nova etapa na relação de políticos e eleitores. Primeiro porque pela primeira vez os candidatos deverão usar sua perspicácia efetiva para conquistar mais votos e reconhecer que a função de vereador vem eivada de novas acepções da palavra. Destarte,diante de um emaranhado de conflitos, promessas e ilusões, a hora de dizer não a políticos que estão desalinhados com nossos anseios é agora e para isso inicialmente temos de saber qual a real função de um vereador.Escolher um representante significa encontrar alguém que faria as mesmas propostas e tomaria as mesmas decisões que você, se estivesse ocupando o mesmo cargo. Por isso o candidato precisa pensar e agir com afinidade ao nosso entendimento e dos nossos propósitos coletivos.
Linguísticamente,a palavra vereador vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, este vernáculo esta obscurecido pelas muitas ações errôneas que encontramos entretanto, não deixa de ser correto que, em última análise, consubstanciar-se que o que desejam os munícipes, através dos seus representantes, é exatamente o zelo da coisa pública. A função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública. A função fiscalizadora do vereador não se restringe apenas em fiscalizar.
Outrossim,a priori , o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município em função do orçamento em suma é o mediador entre o povo e o prefeito. Acontece que é comum em campanha os candidatos prometerem obras e realizações em suas áreas de domínio, fazendo o eleitor confundir sua função com a do chefe do Executivo. Ao vereador cabe levar os anseios da comunidade para o processo formal.
Quero ressaltar que não devemos tratar este cargo como uma mera profissão, mas transpor a questão financeira e vivenciar o que realmente a sociedade anseia e batalha, na busca de uma sociedade mais igualitária e mais justa.
Posto isso é dever do Vereador ter essencialmente uma dedicação ao trabalho legislativo, participando no Plenário e nas comissões, sendo válido destacar que os eleitos deverão ter uma atenção especial aos eleitores, tanto nos pleitos coletivos como individuais, revendo projetos e programas de desenvolvimento municipal, os encaminhando as mãos do Prefeito em gestão, para que ele possa sancionar os mesmos. É ainda dever do Vereador lutar pela construção e funcionamento de escolas, construção e funcionamento de hospitais e postos de saúde, ou seja,sempre se posicionar a favor da população e dos interesses coletivos, verificar pessoas que fizeram bem a sociedade e homenageá-los devidamente, assim como ser porta voz do povo em suas atividades.
Por isso o momento da escolha de seu candidato às eleições municipais esse ano, em cada cidade deve passar por um crivo especial e que eu denomino acessibilidade. A decisão deve passar por um tripé: primeiro se em sua história o escolhido tem o perfil de ser seu representante; em segundo lugar se o escolhido admite a acessibilidade (lembre-se: se é difícil encontrá-lo hoje imagine depois de eleito) e por fim a terceira palavra: comprometimento. Exatamente. O candidato a ser escolhido deve estar comprometido com o que você também acredita que é melhor para a sua cidade. Mudar o que percebemos que está errado depende de nós.Votar está deixando de ser apenas uma obrigação e está se transformando em um direito de cidadania, como deve ser. Escolha bem...escolha certo!
*articulista
Ex-metalúrgico, Luiz Inácio Lula da Silva caminha para fechar seu terceiro mandato como presidente do Brasil. É um político respeito nos fóruns inte
A concessão de abono natalino a servidores públicos
Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã