Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Entrega à inciativa privada o que não funciona no governo que os caras resolvem


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

O senador Confúcio Moura foi bastante criticado nas redes sociais por ter apoiado a privatização da BR-364. Discordo de algumas falas e atitudes do representante rondoniense, como defender um governo incompetente e perdulário, mas, no caso da privatização, considero que ele acertou em cheio, merecedor, portanto, dos melhores encômios. A BR-364 tornou-se, desde há muito, um matadouro. Não sem motivo ela foi apelidada de “a rodovia da morte”. Muitas pessoas morreram, em grande parte, devido à negligência de políticos e governantes irresponsáveis, que colocam seus mesquinhos interesses acima dos da sociedade.

Se o Estado já se revelou incapaz de cumprir seu papel como garantidor do bem-estar e da segurança, entre outras atribuições, a saída, portanto, é entregar à iniciativa privada aquilo que o governo, por negligência, não consegue resolver. Isso não é nenhum demérito, mas, sim, inteligência de quem está no comando da nau. Setores nos quais o governo não avança, por motivos óbvios, tem mais é que repassá-los às mãos do empresariado que sabe como colocar a máquina para funcionar direitinho.

Já passou da hora desse pessoal deixar de lado o ranço estatal e analisar com responsabilidade as consequências benéficas que a entrega de empresas nacionais para grupos privados traria não somente para a economia nacional, para a própria política do setor, e, principalmente, para a sociedade de modo geral. A experiência tem relevado, em vários segmentos de atividades, que a presença do Estado atrapalha mais do que ajuda.

Essa turma que adora viver sob a égide do gigantismo estatal, pelos motivos sobejamente conhecidos da opinião pública, como se o Estado fosse o grande Leviatã, uma espécie de Estado Soberano, com poderes para concentrar e deter tudo, tem urticária só de ouvir falar em privatização, mas se esquece dos avanços econômicos conquistados pelo Brasil, graças à competência e à determinação da iniciativa privada. Infelizmente, ainda tem gente que prefere reclamar da cobrança de um mísero pedágio do que garantir segurança a motoristas e passageiros que trafegam pela BR-364. É só o governo entregar à iniciativa privada o que não consegue resolver, para ver como as coisas funcionam. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

A UE à margem da “paz” que financiou!

A UE à margem da “paz” que financiou!

Bruxelas reclama lugar nas negociações, mas Moscovo recusa-a como mediadora e Washington já não a consultaA nação que teme os seus inimigos busca am

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido a expressão “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O provérbio sugere a possibilidade de pessoas dia

O desarmamento da inteligência artificial

O desarmamento da inteligência artificial

Um Chamamento de orientação para a HumanidadeDesarmar a inteligência artificial é mais urgente do que desarmar um míssil: o míssil mata o corpo; o alg

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)