Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

É tempo de semear


Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Enquanto a primavera está se aproximando, dá gosto em ver os agricultores preparando a terra e lançando a semente na esperança de uma bem sucedida safra. Logo mais os campos estarão revestidos do verde das plantações, alimentando a esperança de quem lançou as sementes e também de quem aguarda a colheita para poder se alimentar.

O plantio é uma etapa importante para obtermos os frutos que servirão de alimento para bilhões de pessoas. Sem o plantio não haverá colheita, e sem colheita não haverá comida em nossas mesas. É por isso que o período da primavera é tão importante para a sobrevivência da humanidade. Não menos importante será o clima favorável nos meses que se seguem, para que a semente lançada à terra possa germinar, crescer e produzir fruto. Importante também será o período da colheita, quando os agricultores esperam tempo favorável para recolher o fruto do trabalho aos celeiros e galpões.

O plantio desta primavera acontece dentro do ano destinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a agricultura familiar. Não é segredo a ninguém o fato de a maior parte dos alimentos serem produzidos pela agricultura familiar. Referindo-se ao assunto, o Papa Francisco diz que “da família é que aprendemos a cuidar do outro, a amar a harmonia da criação e a gozar e partilhar os seus frutos, favorecendo um consumo racional, equilibrado e sustentável”. Por isso, “sustentar e tutelar a família a fim de que eduque para a solidariedade e o respeito, é um passo decisivo para caminhar rumo a uma sociedade mais equilibrada e humana”.

Na Diocese de Santa Cruz do Sul temos a bonita iniciativa do banco das sementes crioulas. No dia 27 de agosto, aproximadamente 700 agricultores se reuniram em Linha Santa Cruz para se informarem sobre a viabilidade do seu uso e fazerem a troca de sementes crioulas entre si. Estou convencido de que, iniciativas desta natureza, fortalecem a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis.

O atual plantio também está ocorrendo em consonância com a campanha pela erradicação da fome no mundo, lançada pela Cáritas Internacional. Falando sobre o tema, Francisco prega a necessidade “de modificar concretamente os nossos estilos de vida, inclusive os alimentares, que em muitas áreas do planeta são marcados pelo consumismo, dissipação e desperdício de alimentos”. Cientes de que “um terço da produção alimentar mundial está indisponível por causa das perdas e dos desperdícios, seria suficiente”, conforme o papa, “eliminá-los para reduzir de modo drástico o número de famintos”.

Encorajo, pois, os agricultores da região a continuarem a lançar as sementes à terra com o intuito de produzirem alimentos saudáveis. Conforme afirma o salmista: “Quem semeia entre lágrimas, recolhe a cantar” (Sl 126,5).

Faço votos de que Deus abençoe o trabalho da cada agricultor e de cada agricultora, fazendo germinar as sementes com abundantes colheitas!

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

“Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha”Anaxágoras (filósofo grego) Um dos clichês dos romances policiais do

 LGPD, cibersegurança e o vazamento de 180 milhões de e-mails e senhas

LGPD, cibersegurança e o vazamento de 180 milhões de e-mails e senhas

Estive pensando muito sobre o impacto das novas tecnologias, especialmente sobre o papel da Inteligência Artificial em tudo que fazemos. E quanto ma

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)