Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Dia do Servidor


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

28 de outubro é dedicado ao servidor público. No caso dos servidores públicos do município de Porto Velho, a data está assinalada no estatuto da categoria. Nesse período, para tentar amenizar o açoite que tem corrido no lombo dos que prestam serviços à máquina oficial, alguns governantes preparam uma programação especial, para festeja a data, regada a futebol, bebida e forró.

Acreditam, os idealizadores do evento, que não há nada melhor para o servidor do que esquecer as decepções e angústias do dia a dia. Pelo menos, temporariamente. Na Roma antiga, para engambelar a plena ignara, os dirigentes da época ofereciam ao povo pão e circo. Hoje, porém, o cardápio e mais sofisticado.

Afinal, enquanto estiver entretido, ainda que por algumas horas, o servidor não terá tempo para pensar em bobagens, como os péssimos salários e as precárias condições de trabalho. A semelhança do grande contingente de trabalhadores brasileiros, a maioria dos servidores públicos vive na corda bamba sem ser malabarista, geralmente, um empréstimo hoje, outro amanhã, e, assim, vai empurrando os problemas com a barriga.

Pobre servidor público. Retiraram-lhe praticamente tudo. Algumas categorias funcionais não mais recebem o Adicional por Tempo de Serviço – Quinquênio. A gratificação por escolaridade ficou no passado. Anos e anos frequentando uma universidade, para quê? Mesmo assim, muitos ainda aguardam dos governantes um simples gesto capaz de animá-los (não somente no seu dia), como o pagamento de uma remuneração justa, que atenda às suas necessidades mais prementes, para que eles e seus famílias, efetivamente, possam viver com dignidade.  

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)