Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Cooperativismo de crédito e caridade: É possível ?


 
ROMILTON MARINHO VIEIRA


Advogado Militante e Cooperado da
PORTOCRED-SICOOB em Porto Velho.


Nos dias 10 a 12 de setembro de 2014 participei como Cooperado da SICOOB PORTOCREDI, de Porto Velho, do 10º CONCRED- Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito em Manaus-AM, com mais de 1500 participantes com o tema: Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho.

Vi tanta coisa interessante que resolvi escrever sobre o tema.

Primeiro, entendi que Cooperativa de Crédito não é banco e sim uma instituição financeira cooperativa na qual os usuários são os donos os quais participam dos resultados financeiros, as sobras, com os demais cooperados ao final do ano. Isso movimenta a economia local, o comércio, a produção; além de criar novas oportunidades de emprego e renda.

Já vi de pronto, o alcance social do empreendimento cooperativista. E tudo que é social, tem o meu carinho e simpatia.

Um segundo ponto que me chamou bastante atenção é o caráter de inclusão social que as cooperativas de crédito possuem, já que dão um tratamento especial, pessoal, ao cooperado, por ser este dono do negócio. É gostoso chegar à Cooperativa e ser chamado pelo nome, ser tratado com respeito, com carinho e com pouca e quase nenhuma fila. No sistema financeiro tradicional isso não ocorre. Lá a relação é você e a máquina. Você é mais um.

Um terceiro ponto que vi neste congresso foi o fomento da caridade, da filantropia, como elemento de solidariedadee cidadania, um dos princípios do Cooperativismo: Fazer para as pessoas! É inclusão social O SICCOB NORTE (Rondônia) fez uma doação de R$ 1.500,000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para a construção do HOSPITAL DO CANCER DA AMAZÔNIA– da Fundação Pio XII, em Porto Velho. Que gesto lindo, solidário, generoso! Quantas pessoas serão beneficiadas com este gesto cooperativo, cidadão, com o funcionamento e instalação do Hospital do Câncer da Amazônia em Porto Velho; Este empreendimento é uma extensão do Hospital de Câncer de Barretos, que tem como mantenedora a Fundação Pio XII.

Com isto me veio à mente uma questão que acredito e repasso, como uma crença pessoal. A caridade é o caminho da felicidade. Quanto mais você ajuda as pessoas, mais Deus te acolhe e te ajuda e muitas vezes em dobro e até em triplo.

Faça um dia esta experiência e verá o resultado. Veja quem é Dizimista nas igrejas. Ninguém tem nada a reclamar. É só bênção.

Por isto, Cooperativismo de Crédito, com este perfil acima, é um desafio, já que te joga para frente, ajuda as pessoas, cria emprego e renda e faz bem ao bolso e ao coração.

E aprendi por ultimo neste Congresso, que temos que possuir a CALCULADORA DO CIDADÃO. Já viu falar sobre isto?

Um aplicativo junto ao Banco Central para desenvolver a cidadania.

Entre no site do BACEN e baixe a ferramenta. www.bcb.gov.br.

Até um próximo....

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

ZUMBI - Uma farsa celebrada

ZUMBI - Uma farsa celebrada

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)