Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Como se avalia a mulher


Por Humberto Pinho da Silva

No o último mês de Junho, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, chegou à conclusão que o modo como a mulher se apresenta, em sociedade, indica, quase sempre, a predisposição a aceitar ou não, contactos sexuais ocasionais.

No colóquio, participado por alunos, ficou assente que a forma como a mulher se veste, são sinais, que em regra, indicam seu comportamento.

Foi, igualmente, ventilado, que as relações interpessoais, realizadas durante o dia, são consideradas, em geral, pelos intervenientes, sérias; já o mesmo não acontece quando são realizadas à noite.

Certamente, penso eu, que estavam a imaginar encontros feitos em casas de divertimento ou lugares públicos.

Até aqui nada de novo, apenas recorda o que todos conhecem, de modo empírico.

Nas últimas décadas, os pais, por falta de tempo ou por não saberem ou não quererem educar, ou ainda no receio de traumatizarem o jovem, têm descuidado a educação moral dos educandos, entregando à escola, a missão para a qual esta não está, nem pode estar preparada.

É justo e natural, que a mulher acompanhe a tendência da moda, mas deve adaptá-la à idade e à decência.

Pelo facto de estar em uso, e muitas jovens aparecerem em público com vestes provocantes, não quer dizer que convêm à que é cristã, tem personalidade, e sabe pensar pela própria cabeça.

Esse colóquio com alunos da Universidade de Coimbra, é indicativo que somos avaliados pelo modo como nos trajamos.

O conceito que os nossos amigos formam de nós, depende muito do modo como nos vestimos.

São sinais, que permitem avaliar as nossas atitudes, acções e conceitos morais.

Não se pretende, como os puritanos, que não se acompanhe a moda, mas é preciso adaptá-la, à idade e ao bom senso.

É necessário, igualmente, ajustar o trajo ao local onde se o vai usar. O que é aceitável num restaurante ou bar, voltado para o mar, pode ser escandaloso se for usado na baixa da nossa cidade.

Sobre tudo é bom não esquecer, que é pelos sinais exteriores, que somos julgados, em sociedade.

Como é difícil conhecer o modo de pensar do semelhante, avaliamos, o carácter, pelo que se veste, pelo que se diz e pelos gestos e atitudes que tomamos.

Muitas vezes se erra…mas também muito se acerta.

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“O careca do INSS” e os carrões apreendidos pela PF

“O careca do INSS” e os carrões apreendidos pela PF

Aos poucos, o esquema que desviou bilhões das contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai caindo no e

O risco de a assistência médica do Ipam colapsar é real

O risco de a assistência médica do Ipam colapsar é real

Chega a ser até difícil encontrar adjetivos para qualificar o momento pelo qual passa o setor da assistência médica do Instituto de Previdência e As

O Governo precisa parar de enrolação e devolver logo o dinheiro roubado dos aposentados do INSS

O Governo precisa parar de enrolação e devolver logo o dinheiro roubado dos aposentados do INSS

Ladrões entraram no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), invadiram contas de aposentados e pensionistas, e realizaram um assalto de quase

“Não há vagas disponíveis”

“Não há vagas disponíveis”

          Se você quiser tirar a sua carteira de identidade ou simplesmente substituí-la porque a sua já está “velha e vencida” vai se deparar com e

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)