Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Chegou hora da Seduc reagir. Tirar a cabeça debaixo da asa


Chegou hora da Seduc reagir. Tirar a cabeça debaixo da asa - Gente de OpiniãoDia 5 passado tive em Machadinho para uma reunião sobre educação. Onde a iniciativa e pauta foram produzidas por alguns professores, diretores, membros da comunidade. Também se falou sobre agricultura e compensações de usinas. Virá brevemente no Rio Machado a Usina de Tabajara. Eles já estão preocupados.

O que se falou foi o óbvio e ululante. Nada de delírios ideológicos. Mas, de carteiras escolares, matrículas no ano que vem imenso fosso entre escolas e a Secretaria de Educação. Do calorão nas salas de aula. O descompasso entre rede elétrica e o ar condicionado. Quando tem um falta o outro.

O debate sobre a vida íntima da escola e o seu reflexo na educação. Como desmotivação de professores, baixa produtividade, carência de pessoal de apoio, servidores idosos e cansados. Falta de professores de inglês e matemática. A rotatividade de professores. Falta de critérios em cedências de pessoal e nomeações de outros. Matrículas tumultuadas e professores emergenciais que vão se eternizando. O que é para ser uma exceção se transforma em regra.

O tempo de um governador em seu mandato é curto. E as ações devem ser imediatas; que o planejamento em educação seja sério, estrategicamente definido, responsável e compartilhado no Estado inteiro. Muita burocracia tola. Justamente pela falta de planejamento. Que se encontre modelo de contratação de pessoal alternativo para se repor trabalhadores de apoio mais jovem e com mais disposição para o trabalho.

Uma simples freqüência dos professores para se compor a folha de pagamento mensal, toma excessivo tempo dos diretores e dos representantes. Um deslocamento mensal a Porto Velho. Quanto custa tudo isto? No mundo tão moderno e informatizado? É um desgaste de tempo e dinheiro. Risco da viagem. Perda de tempo. Somado a um tratamento indigno em Porto Velho.

Muitas coisas simples ficam sem resolver, resposta de um oficio demora 60 dias, transferências de funcionários sem ouvir diretores e RENS, cadências absurdas, nomeações da mesma forma.

Construção de escolas rurais para o ensino médio pelo Estado. Um novo modelo diferenciado que fixe o aluno na gleba. Implantação de escola integral em Machadinho. Um curso de mestrado para professores no Território da Cidadania Vale do Jamari.

Um psicólogo pediu a palavra e sugeriu a implantação de um NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO ALUNO E AO PROFESSOR – com psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo (NAAP). Muitos professores não tem condições de trabalhar por doença. Da mesma forma o atendimento de muitos alunos e pais. Controle do bullyng e violência sexual.

Foi uma reunião maravilhosa. Onde se disse a verdade absoluta. Nada além do que é sentido na carne e no osso. E que necessita de uma resposta positivo pela SEDUC em prazo e meta definido. E que esta reunião fique no calendário das centenas de reuniões mortas. Porque ela foi muito viva. Muito espontânea.

Chegou a hora da Secretaria de Estado da Educação reagir. Tirar a cabeça debaixo da asa. E dar resposta a Machadinho, que é o mesmo problema no Estado inteiro. Avante!
 
Fonte: Blog do Confúcio

 

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)