Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Chega a justiça



O Advento abre as portas do coração humano para deixar nele entrar o coração divino, que traz a justiça ao planeta terra. O ser humano, em sua sede de infinito, só é saciado quando viver a justiça misericordiosa de Deus. A justiça humana é muito falha e incompleta, mesmo quando funciona como esteio de sustentação da convivência com promoção de vida digna.

O nascimento de Jesus entre nós, o Emanuel, ou Deus conosco, traz-nos a certeza de que o ser humano não está sozinho para solucionar seus desafios existenciais. O profeta lembra: “Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra... O Senhor é a nossa justiça” (Jeremias 33, 14). A característica da justiça divina é a da recompensa de quem é justo, com a permeação da misericórdia. A superação do “olho por olho, dente por dente” se dá no Filho de Deus. Ele vem nos ensinar a nova maneira de nos relacionarmos com o semelhante e formarmos verdadeira fraternidade. Os adversários não são inimigos. O diferente não é ameaça, mas valor com sabor não costumeiro para nós. Os sem nada são valorizados e colocados no centro da atenção para serem promovidos em sua dignidade. O dinheiro não compra tudo, nem é o principal agente de solução dos problemas humanos. A riqueza da justiça misericordiosa está na prática da alteridade que leva a pessoa a ser humana e compassiva para com o semelhante. A subjetividade exagerada é cúmplice do descaso para com o outro.

O Natal de Jesus não é simplesmente um dia de festa, mas a celebração do acontecimento da intervenção de Deus na história humana, dando oportunidade à implantação de um novo sistema de convivência. Este está baseado na valorização da vida para ela produzir justiça, solidariedade, misericórdia e paz. Não se pode deixar passar em branco a celebração da vinda do Filho de Deus com a aceitação de sua presença em nossa gruta existencial. Teremos sua iluminação para encetarmos o novo caminho da vida de sentido. Nascemos para amar e dar vida como Jesus. Aceitando seu desafio de também ofertar nossa existência para um convívio que marque nossa caminhada com a brasa do amor divino, consertamos nossa ação no planeta, com a nova mentalidade e a prática da justiça amorosa de Deus.

Neste tempo de expectativa e verdadeira preparação para a celebração do nascimento do Verbo Divino entre nós, somos convidados a meditar melhor na Palavra de Deus, a intensificar a oração e até fazer a novena do Natal em família ou em comunidade, além da conversão de vida com reforços espirituais. Isso nos enriquece como pessoas de valor humano e cristão. Temos, assim, meios para acentuarmos em nós a mentalidade e a prática do amor misericordioso e justo, trazido com o sabor divino de Cristo entre nós.

Abster-nos de excessos de coisas materiais nos envolve numa ascese ou exercitação na prática do bem, da caridade e da ternura. Assim nos relacionamos com o semelhante, através do sentido da vida assumido e ensinado pelo Filho de Deus.

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)