Domingo, 4 de dezembro de 2016 - 17h29

O professor do Senac, Manoel Evangelista, conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional Dólmã 2016, na categoria Estadual, como representante de Rondônia. O resultado foi anunciado no sábado (3), durante cerimônia de premiação em Manaus (AM). Considerado o Oscar da gastronomia brasileira, o Prêmio Dólmã é uma realização do grupo Conforto Gastronômico e co-realização do Comitê da Gastronomia Brasileira, que tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho e dedicação dos profissionais que se destacam na área. Três chefs de cada estado e cinco nacionais foram indicados para concorrer à premiação 2016.
A eleição ocorreu por meio de votação nas redes sociais e avaliação por uma Comissão Julgadora constituída por 10 profissionais multidisciplinares e residentes nas cinco regiões brasileiras. “É uma grande honra ter o nosso trabalho reconhecido ao lado de tantos talentos, em uma oportunidade de troca de experiências e promoção da gastronomia do nosso país. Muito obrigado a todas as pessoas, amigos e companheiros de trabalho que votaram em mim. Consegui ganhar o prêmio em 2016 com a participação de todos vocês”, agradeceu Manuel. “É um orgulho ver nossos profissionais abrilhantando em um evento como este, uma iniciativa primorosa, pois a gastronomia além de ser um pilar de desenvolvimento econômico traz adicionada aos seus sabores a riqueza histórica e cultural de cada lugar”, destacou o presidente da Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Raniery Coelho.

Manoel Evangelista trabalha com culinária desde 1996, há 11 anos ministra cursos no Senac para o preparo de pratos da cozinha brasileira e internacional e também possui laboratório próprio. “Para 2017 pretendo escrever um livro sobre molhos regionais, que é uma das minhas paixões”. O chef já participou de muitos projetos voltados à área gastronômica em Rondônia, inclusive da elaboração do Pirarucu Rondon, reconhecido como prato oficial de Porto Velho, receita desenvolvida por alguns cozinheiros da capital sob a coordenação técnica do Senac. Manoel coordenou, em 2016, o treinamento de chefs de Porto Velho e Vilhena na preparação do Pirarucu Rondon, apresentado durante a 1ª Mostra Gastronômica destas cidades e incluído no cardápio dos restaurantes participantes.
Estatueta

Desenvolvida para ser o símbolo de desejo dos chefs de cozinha a Estatueta Dólmã é um patrimônio da gastronomia dos estados brasileiros que em uma unicidade representam a gastronomia do Brasil. Dois artistas plásticos já tiveram a honra e foram contratados para materializar a concepção da Estatueta Dólmã, no ano de 2014, o artista plástico mineiro Léo Santana e no ano de 2015, o artista plástico sul-mato-grossense Anor Pereira Mendes Filho. O Prêmio Nacional Dólmã, por meio da Estatueta Dólmã, idealizada como parte integrante e indissolúvel do projeto, é o Elo da cultura artística de cada estado brasileiro com a gastronomia do Brasil.
Fonte: Senac Rondônia
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Realidade Cínica do Sistema Internacional
DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere
Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)