Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Bordejo de Carnaval – I


(lá no ensaio da Asfaltão)
 
Por: Altair Santos – Tatá (*)
 
Já havíamos riscado a faca (mesmo contra a vontade) no primeiro e segundo ensaios do Galo da Meia-Noite. Antes, participamos da etapa número um do Projeto Inclusão do Samba, na escolha da rainha da bateria. Neste final de semana (entre 5ª feira e sábado), veio aquela vontade incontida de sair por aí, pra ver a quantas anda o movimento e o envolvimento das agremiações - escolas de samba e blocos - com vistas ao carnaval/2007.

Na quinta-feira, fomos direto ao ponto onde a avenida Brasília se encontra com a rua Jaci-Paraná, pra ver o primeiro ensaio da Escola de Samba Asfaltão, o tigre do carnaval que está de volta. Pelo que podemos observar, a escola do bairro Santa Bárbara, mas que também, é do Nossa Senhora das Graças, Mato Grosso, enfim, é da cidade, deu as cartas com aquela organização peculiar da turma do Reginaldo (Macumbinha) e do Waldison (Misteira), sinalizando como uma das boas surpresas no desfile deste ano.

Sob a batuta do mestre Edmilson Knight, a troupe de batuqueiros dava o ritmo para o intérprete Mendonça cantar seguidas vezes o samba-enredo Do Lixo ao Luxo – Reciclar Para Preservar a Vida, uma proposta que foi concebida, musicada eserá mostrada na avenida, filiando-se aos preceitos da educação ambiental, citando e criticando a desigualdade social, tudo isso a bordo de muita sátira, adornada pelo poder de inventividade dos carnavalescos.

Enquanto o samba rolava, as alegres Pastoras do Asfaltão cuidavam das inscrições, informações, além de fazerem orientações, tendo como base, um improvisado bureau de carnaval, na calçada. Ao redor, simpatizantes cantavam o samba da escola, denotando a seriedade, dedicação ezelo com que a coisa acontece por lá.

Bonito de se ver foi o grau de participação da comunidade que em bom número se interessa pela escola demonstrando o tão reclamado espírito de união eadesão, por parte de outras agremiações. Neste quesito, o tigre larga na frente, credenciando-se, a nosso ver, como forte candidata ao grupo especial. Duas das estilosas e generosamente nutridas, tigresas da Asfaltãofizeram uma pequena demonstração do que vai rolar na passarela do samba. Tudo isso, acontecia sob o atento e carinhoso olhar da amável Dona Nazira Dias, que a tudo assistia, acompanhando seus filhos genros eamigos na conduta da programação.

Já no sábado, o tigre voltou a esturrar forte, na feijoada que apresentou oficialmente as suas tigresas. O concorrido evento que literalmente lotou as dependências do Restaurante Mandacaru, assim como o primeiro ensaio da escola, são exemplos de como deve organizar-se uma agremiação que, a custo de planejamento, trabalho e força de vontade, busca seus espaços.

No próximo Bordejo Carnavalesco, falaremos dos novos blocos da cidade.
 
* o autor é músico e vice-presidente da Fundação Iaripuna
 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

O Dicionário Aurélio define a palavra “penduricalho” como “coisa pendente, para ornato”. No Brasil, país onde as coisas nem sempre são o que parece,

Gente de Opinião Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)