Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 - 18h14

Um novo
produto educacional foi desenvolvido para desmistificar um dos conceitos mais
importantes e, por vezes, complexos da ciência: a dualidade onda-partícula e o
efeito fotoelétrico. Este trabalho foi realizado pelos pesquisadores Maicon
Maciel Ferreira de Araújo(Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio
Ambiente/PGDRA-UNIR e Professor Ministrante da Mediação Tecnológica de
Rondônia/SEDUC-RO), Elias Martins de Oliveira(Polícia Civil de Rondônia), Elie
Albert Moujaess(Docente da UFBA) e Fabrício Moraes de Almeida(Docente da UNIR)
O
produto, que também é o título do capítulo de divulgação científica —
"Dualidade Onda-Partícula e Semicondutores: Demonstração Prática do Efeito
Fotoelétrico com a Robótica" —, integra o livro "Educação e Tecnologia:
Tendências, Desafios, Perspectivas e Inovações".
Utilizando
a robótica educacional como ferramenta central, o trabalho apresenta um
protótipo acessível que permite a estudantes do ensino médio e acadêmicos de
graduação em Física e Engenharias realizar demonstrações práticas e contínuas
de fenômenos da Física Moderna.
O
Contexto da Inovação no Ensino
A
iniciativa se alinha diretamente às diretrizes do Novo Ensino Médio no Brasil
(Lei n° 13.415/2017), que incentiva a implementação de atividades experimentais
e tecnológicas em eletivas e trilhas de aprofundamento. Nesse contexto, a
robótica educacional surge como um recurso valioso, capaz de articular
conhecimentos de Física, raciocínio lógico e criatividade.
O
objetivo deste trabalho é mostrar aos alunos do ensino médio alguns aspectos do
efeito fotoelétrico, estabelecendo relações entre a voltagem (V) e a
fotocorrente (), e entre a intensidade da luz (P) e a fotocorrente (). Além
disso, o experimento é adequado para ilustrar o comportamento não-ôhmico de
certos materiais, como o semicondutor utilizado.
A Ciência por Trás da Luz e os Componentes

O coração do protótipo é uma investigação quali-quantitativa do estudo da fotocorrente e do efeito fotoelétrico em um semicondutor de sulfeto de cádmio (CdS). O equipamento foi construído com componentes de baixo custo e fácil aquisição, baseando-se na cultura "Maker".
Os materiais utilizados incluem:
• Arduino UNO: Utilizado como microprocessador e plataforma de controle.
• LED RGB: Fonte de luz que emite separadamente as cores vermelho, verde e azul (emissões monocromáticas), permitindo variar o comprimento de onda e a frequência.
• Sensor LDR (Light Dependent Resistor): O semicondutor de CdS que mede a variação da resistência elétrica em função da luz.
O arranjo experimental utiliza um tubo de PVC de 10 cm para garantir o isolamento óptico entre emissor e receptor e assegurar que o LDR receba apenas a luz emitida pelo LED RGB. Ao girar potenciômetros, o observador altera a intensidade luminosa de uma cor específica, e um display LCD exibe a porcentagem dessa intensidade, juntamente com a tensão apresentada no LDR.
Impacto e Descobertas do Protótipo

Através da manipulação do protótipo, os estudantes podem quantificar o fenômeno físico e estabelecer relações importantes, conforme os resultados da pesquisa:
1. Frequência e Fotocorrente: Os dados experimentais revelaram que a fotocorrente depende da frequência da luz incidente. Diferentes comprimentos de onda (cores) geraram respostas de corrente distintas no semicondutor. O experimento mostrou que a tensão e a corrente elétrica são inversamente proporcionais para as luzes azul, verde e vermelha.
2. Eficiência Quântica: O produto permite calcular a eficiência quântica (EQ), que mede quão eficientemente o dispositivo converte fótons incidentes em portadores de carga. Os resultados obtidos confirmam a teoria de que a Eficiência Quântica (EQ) é diretamente proporcional ao inverso da tensão elétrica (). A inclinação dessa relação linear muda devido aos diferentes comprimentos de onda () das cores utilizadas.
3. Comportamento Não-Ôhmico: O Gráfico 3 da pesquisa demonstra uma relação não linear entre a Resistência (R) e a Tensão (V), confirmando o comportamento não-ôhmico do material CdS. O ajuste dos valores R-V demonstra uma dependência de V⁴.
Este trabalho reafirma o valor das abordagens ativas e experimentais no ensino de ciências. Ao colocar o estudante no centro do processo de descoberta, manipulando e interpretando dados, o produto educacional contribui para a construção de um aprendizado mais significativo e duradouro, preparando os indivíduos para os desafios tecnológicos e científicos da contemporaneidade. O protótipo é funcional e tem potencial de aplicação em turmas de ensino médio e em acadêmicos de graduação, servindo como uma proposta didática valiosa para o ensino de física.
Convidamos todos a conferir o capítulo e explorar o protótipo!
DOI 10.47402/ed.ep.c.252381991
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