Quinta-feira, 28 de abril de 2022 - 10h44
Os primeiros anos de uma criança são um
período de aprendizado e desenvolvimento. Nessa época, é comum que elas não
gostem de matemática, que achem uma matéria chata e, muitas vezes, recusam-se a
fazer algumas atividades. Para começar a desenvolver o interesse, podemos usar
a numeracia.
Numeracia é o conhecimento e as habilidades
que as crianças precisam para usar a matemática em várias situações. É a
capacidade de raciocinar e aplicar conceitos numéricos simples e consiste em
compreender aritmética fundamental como adição, subtração, multiplicação e
divisão. É uma competência importante, pois bebês e crianças pequenas podem
reconhecer números, padrões e formas. Eles usam conceitos matemáticos para dar
sentido a seu mundo e conectar isso com práticas cotidianas.
Quando avançam as séries escolares, as
crianças são expostas à numeracia através de entendimento, fluência, solução de
problemas e raciocínio. Esses recursos permitem que elas respondam a situações
familiares e desconhecidas, empregando essa habilidade para tomar decisões e
resolver problemas.
O aprendizado de numeracia pode parecer chato
pela falta de ludicidade. Então, é fundamental que o aprendizado seja baseado
em brincadeiras. Isso motiva as crianças a aprenderem mais.
Uma forma de ensinar é utilizando números com
massinha. Você irá precisar de massinha de modelar colorida, números impressos
em tamanho grande plastificados e faca de plástico sem serra. Entregue para as
crianças as folhas com os números de 0 até 9 e a massinha. Ela vai fazer uma
‘cobrinha’ com a massinha e depois vai contornar o número. Nesta atividade,
estimula-se a consciência espacial, experimentando com a forma e o espaço, a
coordenação de olhos e mãos, desenvolvimento motor fino e o reconhecimento dos
números.
Outra brincadeira é contando com o Dominó.
Trata-se de um ótimo recurso de aprendizado e um excelente manipulador para
melhorar o senso numérico e as habilidades matemáticas. Você irá precisar de um
jogo de dominó e vários botões. Tem duas formas de usar o dominó para a
numeracia. A primeira é distribuir as peças, pedir que as crianças escolham uma
e contem quantas bolinhas têm nessa peça.
Reforce a contagem usando botões. Outra forma
é somando. A criança irá escolher duas ou mais peças e contar quantas bolinhas
têm no total. Para essa atividade, os botões podem ajudar mais, separando-os
por peças e depois somando-os.
Essa atividade estimula o aprendizado e o
desenvolvimento das habilidades de numeracia como reconhecimento de números,
medição, contagem, adição e padrões. Também ajuda com a solução de problemas,
desenvolvimento sensorial – mãos em ferramentas de manipulação, habilidades motoras
finas, coordenação de mãos e olhos e desenvolvimento da linguagem.
(*) CEO do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br),
Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem,
palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e
Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em
Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além
de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.
Como acompanhar odds de jogos no app da Novibet
Acompanhar as cotações das apostas esportivas pode parecer algo restrito aos apostadores experientes, mas com a ferramenta certa, qualquer pessoa po
O “curtailment” e o licenciamento ambiental
A participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial é cerca de 82%, mas na matriz elétrica, o percentual é menor, cerca de 60%. No
Produtividade tóxica: quando o "fazer mais" nos desconecta de nós mesmos*
Vivemos em uma era em que “ser produtivo” virou quase uma identidade. A cultura do desempenho invadiu nossas rotinas e, muitas vezes, nossa autoesti
Entenda sobre o Transtorno Desintegrativo da Infância
O Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI) é uma condição rara do neurodesenvolvimento que causa a perda de habilidades adquiridas, como linguage