Quinta-feira, 28 de abril de 2022 - 10h44
Os primeiros anos de uma criança são um
período de aprendizado e desenvolvimento. Nessa época, é comum que elas não
gostem de matemática, que achem uma matéria chata e, muitas vezes, recusam-se a
fazer algumas atividades. Para começar a desenvolver o interesse, podemos usar
a numeracia.
Numeracia é o conhecimento e as habilidades
que as crianças precisam para usar a matemática em várias situações. É a
capacidade de raciocinar e aplicar conceitos numéricos simples e consiste em
compreender aritmética fundamental como adição, subtração, multiplicação e
divisão. É uma competência importante, pois bebês e crianças pequenas podem
reconhecer números, padrões e formas. Eles usam conceitos matemáticos para dar
sentido a seu mundo e conectar isso com práticas cotidianas.
Quando avançam as séries escolares, as
crianças são expostas à numeracia através de entendimento, fluência, solução de
problemas e raciocínio. Esses recursos permitem que elas respondam a situações
familiares e desconhecidas, empregando essa habilidade para tomar decisões e
resolver problemas.
O aprendizado de numeracia pode parecer chato
pela falta de ludicidade. Então, é fundamental que o aprendizado seja baseado
em brincadeiras. Isso motiva as crianças a aprenderem mais.
Uma forma de ensinar é utilizando números com
massinha. Você irá precisar de massinha de modelar colorida, números impressos
em tamanho grande plastificados e faca de plástico sem serra. Entregue para as
crianças as folhas com os números de 0 até 9 e a massinha. Ela vai fazer uma
‘cobrinha’ com a massinha e depois vai contornar o número. Nesta atividade,
estimula-se a consciência espacial, experimentando com a forma e o espaço, a
coordenação de olhos e mãos, desenvolvimento motor fino e o reconhecimento dos
números.
Outra brincadeira é contando com o Dominó.
Trata-se de um ótimo recurso de aprendizado e um excelente manipulador para
melhorar o senso numérico e as habilidades matemáticas. Você irá precisar de um
jogo de dominó e vários botões. Tem duas formas de usar o dominó para a
numeracia. A primeira é distribuir as peças, pedir que as crianças escolham uma
e contem quantas bolinhas têm nessa peça.
Reforce a contagem usando botões. Outra forma
é somando. A criança irá escolher duas ou mais peças e contar quantas bolinhas
têm no total. Para essa atividade, os botões podem ajudar mais, separando-os
por peças e depois somando-os.
Essa atividade estimula o aprendizado e o
desenvolvimento das habilidades de numeracia como reconhecimento de números,
medição, contagem, adição e padrões. Também ajuda com a solução de problemas,
desenvolvimento sensorial – mãos em ferramentas de manipulação, habilidades motoras
finas, coordenação de mãos e olhos e desenvolvimento da linguagem.
(*) CEO do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br),
Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem,
palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e
Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em
Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além
de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.
Quiromancia, Astrologia e como será o amanhã
É do conhecimento de todos os efeitos do Sol e da Lua na saúde e comportamento das pessoas, assim como esses corpos celestes determinam a conduta
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria
O recente aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos sobre uma série de produtos importados, o chamado “tarifaço”, teve como objetivo proteger
Usinas termonucleares: o que não deixam você saber
A produção de energia, seja de fontes renováveis ou não renováveis, inevitavelmente causa impactos no meio ambiente e na saúde dos seres vivos. A ge
Dia da Alfabetização: como saber se uma criança está alfabetizada?
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela Unesco, em 8 de setembro de 1967, para destacar sua importância social. A data reforça que alfabetiza