Quinta-feira, 15 de junho de 2023 - 08h53

Quem não conhece a famosa caricatura de Eça,
que no início do século XX foi apelidada de: " Estatueta Célebre"?
Por certo já a viram em revistas de arte ou na
capa das obras de Eça, editadas pelos: " Livros do Brasil".
Mas aposto que poucos são os que conhecem, como
e porquê, Gouveia, a modelou.
A estatueta permaneceu, durante semanas,
recoberta por pano preto, no atelier de Francisco da Silva Gouveia, em Paris.
Qual a razão de tanto recato? Por ser a genial
caricatura do nosso embaixador, em Paris. Ridicularizar o representante de
Portugal, sendo ele Eça, não era nada fácil, para singelo plebeu, filho de
armazenista da Rua de S. João, no Porto.
Eça era muito conhecido e respeitado, figura de
destaque na literatura do nosso país, bem aparentado, e amigo de gente ilustre.
Conta-se a verídica história, em duas palavras:
A embaixada de Portugal ia dar receção, em
Paris. Foram convidados artistas lusos, residentes na capital da Luz, e entre
eles, Gouveia.
Desconhecendo que era receção de gala, Gouveia
apresentou-se de rabona.
Eça, quando o viu rodeado de "senhores de
casaca", acercou-se, e disse em alta e bom-tom: " Quem é este
gigante que parece ter engolido um touro e deixado os cornos de fora?"
Fraseado nada elegante para um escritor, e
menos ainda para político educado.
Ouve-se gargalhada escangalhada, e sussurros
chocantes.
Humilhado, Gouveia, regressa ao atelier e
nervosamente modela o Eça, na mesmíssima posição ridícula, quanto pronunciou o
chiste.
Depois, receoso, escondeu o gesso. Decorrido
dias, mostrou-o a compatriotas seus que o aconselharam a partir a estatueta.
Prometeu..., mas não o fez.
A obra chegou ao conhecimento do Conde Paçô –
Vieira, através de Caetano Pinho da Silva, tio de Gouveia.
Depois, a nova foi conhecida pelo Conde de
Sousa Rosa. A Duquesa de Palmela, quis adquirir um exemplar, e por aí adiante,
chegou aos reais ouvidos de D. Carlos…
Esperem; ainda não cheguei ao fim:
Ao visitar Dona Emília Cabral, neta do Eça,
para a entrevistar, vi pousado numa mesinha, a Célebre Estatueta. Virando-se
para ela, disse-me: " Nunca conheci o avô, mas ao perguntarmos, eu e
minha mana, à avó: Como era o avô? Apontava e dizia-nos: " Olhem para esta
estatueta, era tal qual assim."
Junto, não foto da estatueta, mas precioso
desenho (quase desconhecido,) feito pelo Gouveia.
Por ele, pode-se avaliar, perfeitamente, como é
a " Estatueta Célebre".
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