Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Aproxima-se mais um julgamento popular


Aproxima-se mais um julgamento popular - Gente de Opinião

Há, enraizado no imaginário coletivo, a ideia de que o povo tem a força numa democracia, o que não deixa de ser uma verdade. Em termos práticos, contudo, muitos são os instrumentos que impedem a participação popular no jogo do poder político.

Ainda tem gente que acredita na falsa ideia de que o bem-estar de uma população deriva, por exemplo, de algum tipo de super-herói, alguém com virtudes suficientes para conduzir o povo a um destino melhor. Pura balela. A maior possibilidade que isso venha a ocorrer está na forma como a sociedade se conduz diante de seus representantes nos três níveis de poder.

Estamos prestes a viver mais uma temporada de campanha eleitoral. Em outubro próximo, os brasileiros comparecerão às urnas para escolher presidente da República, governador, senador, deputados estadual e federal. Para alguns políticos, os fins continuam justificando os meios, simplesmente porque eles acham que todo mundo é idiota. A pessoa passa praticamente o mandato inteiro descendo o relho no lombo do chefe do executivo, mas, ao primeiro aceno do inquilino palaciano, manda às favas a ética, que tanto diz defender, e, sem-cerimônia, cede à tentação.  Tudo – garante - em nome da democracia e do bem-estar do povo. E o pior é que muita gente acredita nesse papo furado, provavelmente porque não sabe o que se passa nos bastidores. Caso contrário, já teria dado outra destinação ao seu voto. 

No momento em que o povo se prepara para ser chamado a participar de mais um dever cívico, bom seria que ele assumisse realmente uma postura conflitante com aqueles que têm responsabilidade direta com os problemas sociais que ora vemos ocorrer em todos os setores da vida nacional. Já passou da hora de o povo, na principal condição de fiador e beneficiário da democracia, passar a escancarar as suas angústias e seus conflitos sociais, buscando estabelecer, nas urnas, uma postura aguda nesse sentido. Sem isso, dificilmente conseguiremos nos livrar dos entulhos que infectam a classe política.  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

A enganação continua no ar

A enganação continua no ar

As campanhas eleitorais já começaram. Começaram e continuarão como sempre começam e continuam. De repente, num passe de mágica, políticos cuja históri

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)