Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AOS SERVIÇOS PUBLICOS


 APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AOS SERVIÇOS PUBLICOS - Gente de Opinião
Agnaldo Nepomuceno

Segundo Hely Lopes Meirelles: “serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais para satisfazer as necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniência do Estado”.

Os serviços públicos remunerados indiretamente, ou seja, aqueles custeados pelo pagamento de imposto, tais como: saúde, educação, segurança, não configura objeto de relação jurídica, vez que, são prestados indistintamente a toda a sociedade e não há pagamento direto.

Por outro lado, os serviços públicos remunerados indiretamente pelo usuário, por meio de tarifa ou preço público, constituem relação de consumo e aplica o Código de Defesa do Consumidor. Exemplo fornecimento de energia elétrica, água, transporte coletivo, pedágio etc.

Portanto, se tratando de serviços públicos, nem todos atraem a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Apenas constituem relação de consumo àqueles prestados mediante pagamento especifico, por meio de tarifas ou preço público.

Assim, eventual dano causado por empresa concessionária do serviço público, cujo pagamento se dá por meio de tarifa ou preço público, deve ser ressarcido com base nas regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Desta forma, vale observar que a energia elétrica, embora sendo um serviço essencial, pode ser interrompida por falta de pagamento, na forma da Lei 8987/1995, desde que haja prévio aviso. Contudo, não se pode interromper energia elétrica nos casos de hospitais públicos, escolas públicas, iluminação pública ou em quaisquer casos em que colocarem risco direto a vida do usuário.

(Agnaldo Nepomuceno – OAB\RO 1605) outras informações e-mail agnaldo1580@outlook.comwww.agnaldonepomuceno.com.brface Agnaldonepomuceno3@outlook.com

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brasil: paraíso de corruptos!

Brasil: paraíso de corruptos!

A corrupção atinge qualquer regime político e faz parte da história da humanidade. Porém, é muito pior nas ditaduras, porque a sujeira é jogada para

Nem Deus, nem Pátria, nem Família

Nem Deus, nem Pátria, nem Família

O outro slogan, que contraria o título acima, pode até não ser fascista, mas foi usado por mais de vinte anos por Mussolini e foi criado durante a u

Só discurso não vai resolver o problema da violência

Só discurso não vai resolver o problema da violência

Entra governo, sai governo, repete-se a mesma cantilena demagógica. Logo que o novo secretário de segurança pública assume o posto, anuncia-se o que

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)