Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A SEDAM está se mexendo junto com a Policia Florestal


A SEDAM  está se mexendo junto com a Policia Florestal - Gente de OpiniãoJá dei alguns toques nas minhas escritas neste blog sobre as invasões de reservas florestais (unidades de conservações) no Estado. Como também a antiga esperteza de tirar madeira clandestinamente nelas.

A SEDAM está se mexendo junto com a Policia Florestal.

Eu fico observando Rondônia e sua evolução. O tanto que prosperou. Havia dezenas de madeireiras em Ariquemes, até centenas, Ji-Paraná, Jaru, Rolim, Vilhena, enfim. E foram diminuindo pela natural escassez da matéria prima, a madeira.

Alguns mudaram de lugar com suas plantas de fácil transferencia. E se foram. Mas, maioria dos seus donos ficaram nas cidades, mudaram de ramo e nem por isto as cidades deixaram de prosperar.

Agora, em Rondônia, ainda tem os pontos conflituosos, bem conhecidos por todos (Cujubim, Machadinho, Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Nova Mamoré, Jaci-Paraná e Ponta do Abunã). Um aqui e outro ali. Só tem uma coisa, agora, o Brasil inteiro, o mundo, nós mesmos, não iremos aceitar a devastação, ocupação ilegal e indevida, derrubada de floresta em unidade de conservação para criar gado, estas coisas, que todo mundo sabe, e sabe mesmo, que não pode e teima em arriscar. E ainda fica se justificando por “a” mais “b” que tem razão.

Gente! Vamos ligar o desconfiômetro. Não dá mais. E aqui, despreocupadamente, eu recomendo a todos que ainda tenham este pensamento destruidor e oportunista, de tirar vantagem, de grilar reserva, por favor, não quero perder a sua amizade, francamente, não quero. Mas, se teimar, meu dileto e por enquanto amigo, você, com certeza sairá muito mal. Vai perder tempo e dinheiro.

Agora mesmo, estou recebendo uma boiada, que veio de Lábrea, perto da divisa com Rondônia, toda presa por fazenda situada em reserva, serviço feito pelo IBAMA com conhecimento de Brasília, IBAMA central. Está vendo aí?

 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)