Terça-feira, 25 de outubro de 2011 - 05h31
Já dei alguns toques nas minhas escritas neste blog sobre as invasões de reservas florestais (unidades de conservações) no Estado. Como também a antiga esperteza de tirar madeira clandestinamente nelas.
A SEDAM está se mexendo junto com a Policia Florestal.
Eu fico observando Rondônia e sua evolução. O tanto que prosperou. Havia dezenas de madeireiras em Ariquemes, até centenas, Ji-Paraná, Jaru, Rolim, Vilhena, enfim. E foram diminuindo pela natural escassez da matéria prima, a madeira.
Alguns mudaram de lugar com suas plantas de fácil transferencia. E se foram. Mas, maioria dos seus donos ficaram nas cidades, mudaram de ramo e nem por isto as cidades deixaram de prosperar.
Agora, em Rondônia, ainda tem os pontos conflituosos, bem conhecidos por todos (Cujubim, Machadinho, Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Nova Mamoré, Jaci-Paraná e Ponta do Abunã). Um aqui e outro ali. Só tem uma coisa, agora, o Brasil inteiro, o mundo, nós mesmos, não iremos aceitar a devastação, ocupação ilegal e indevida, derrubada de floresta em unidade de conservação para criar gado, estas coisas, que todo mundo sabe, e sabe mesmo, que não pode e teima em arriscar. E ainda fica se justificando por “a” mais “b” que tem razão.
Gente! Vamos ligar o desconfiômetro. Não dá mais. E aqui, despreocupadamente, eu recomendo a todos que ainda tenham este pensamento destruidor e oportunista, de tirar vantagem, de grilar reserva, por favor, não quero perder a sua amizade, francamente, não quero. Mas, se teimar, meu dileto e por enquanto amigo, você, com certeza sairá muito mal. Vai perder tempo e dinheiro.
Agora mesmo, estou recebendo uma boiada, que veio de Lábrea, perto da divisa com Rondônia, toda presa por fazenda situada em reserva, serviço feito pelo IBAMA com conhecimento de Brasília, IBAMA central. Está vendo aí?
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Só 200 cargos comissionados é pouco
Dependendo do número de habitantes do município, o executivo é obrigado a repassar à Câmara Municipal entre 3,5% e 7% da receita tributária e de tra

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!
O Brasil mais parece uma árvore centenária – bonita por fora, mas podre por dentro, completamente destruída pela ação do vírus da corrupção. E o pio

A cultura do colete salva-vidas
Eu não sei nadar. Consigo, sem problemas, entrar numa piscina para me divertir. Mas se for num grande volume de água, como um lago, o rio

O Martírio silencioso e a Urgência de ver e atuar Um relógio humano marca, a cada onze segundos, uma mutilação genital feminina no mundo. Este não
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)