Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A “Rachadinha de Natal”


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

A rachadinha é uma das modalidades de corrupção mais presentes no submundo da política brasileira. Aqui e acolá estoura uma denúncia envolvendo o desvio de recursos públicos. Apesar de não está explicitamente configurada no Código Penal Brasileiro, a rachadinha enquadra-se mesma categoria de crimes como peculato, concussão ou enriquecimento ilícito.

A rachadinha ocorre quando o assessor repassa parte do salário para o parlamentar, como exigência para a função. Há quem diga que existem vários tipos de rachadinhas no Brasil. Algumas bastante conhecidas da opinião pública. Já ouvi relatos de rachadinhas com os mais variados nomes, mas a “Rachadinha de Natal”, garanto, era novidade, pelo menos até a semana passada, após demorada conversa com alguém que se movimenta com certa desenvoltura pelos meandros da política.

Segundo informação, essa modalidade de rachadinha ocorreria com mais frequência entre os meses de novembro e dezembro. O parlamentar solicitaria ao DRH a exoneração do assessor. Depois, mexeria os pauzinhos, recorreria a contatos e influencias para viabilizar o pagamento de todos os direitos do exonerado, que, posteriormente, dividiria a grana com o chefe, com a promessa de que retornaria à função no mês de janeiro, com o mesmo salário e, claro, desfrutando ainda mais da confiança do padrão para novas investidas contra o patrimônio público.

Isso não quer dizer que todos os políticos compactuam com essa esculhambação. Por isso, não é justo colocar todo mundo no mesmo balaio de gatos. É sabido que em todos os segmentos da sociedade há bons e maus profissionais. Boas e más pessoas existem em todos os lugares. Na seara politica não seria diferente, mas é sempre bom separar o joio do trigo para não cometer injustiças.      

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)