Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A praga do nepotismo


A praga do nepotismo - Gente de Opinião

Aqui e acolá nos deparamos com notícias sobre o nepotismo. Agora mesmo tomamos conhecimento de possível casos de nepotismo na prefeitura de Cacoal. Quem trouxe a informação foi o jornal Extra de Rondônia, cuja matéria foi reproduzida pelo jornal Tudo Rondônia. O denunciante é o vereador Valdomiro Corá. Por isso, fará bem a Câmara Municipal de Cacoal aproveitar a oportunidade para providenciar medidas para acabar de uma vez por todas com o nepotismo.


A bem da verdade, o povo não aceita, tampouco admite que o favorecimento gracioso a parentes de políticos e autoridades públicas continuem sendo uma prática comum nas instituições e repartições públicas. Essa situação, diga-se de passagem, subverte a lógica da Constituição Federal que dispõe sobre a admissão de pessoal no serviço público apenas mediante concurso. Lamentavelmente, não é isso o que se verifica na prática, senão o inchaço quase teratológico das folhas de pagamento por conta do descaramento de uma parcela de dirigentes em beneficiar alguns dos seus parentes e aderentes.


Longe de mim, contudo, dizer que isso esteja acontecendo na prefeitura de Cacoal, motivo pelo qual é preciso investigar o caso, até porque a prática do nepotismo, pelo que se tem visto, não é uma exclusividade dessa ou daquela instituição, desse ou daquele poder. Nesse caso, cabe à Câmara Municipal chamar para si a responsabilidade de largar na frente na luta contra o nepotismo, apresentando ao plenário uma Emenda à Lei Orgânica do Município versando sobre a extinção dessa prática perniciosa, tanto no Legislativo quanto no Executivo.


Trata-se, sem dúvida, de uma matéria de grande interesse social, cuja votação não pode ser postergada por mais tempo. Logo, é imperioso que os poderes Executivo e Legislativo de Cacoal também se quedem à voz rouca das ruas, em última análise, e sigam os mesmos caminhos adotados por alguns municípios e câmaras municipais. Isso porque já não convence o argumento comumente usado por políticos, nas mais diferentes esferas de poder, de que os parentes por eles admitidos em seus gabinetes e/ou repartições públicas são pessoas de reconhecida competência técnica para a função indicada. Alguns até o são, reconheça-se, mas esses são exceção da exceção. Por isso, já passou da hora de extirpar na administração pública essa praga chamada nepotismo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CPI do INSS

A CPI do INSS

O presidente Lula disse que o governo vai devolver o dinheiro que foi roubado das contas de aposentados e pensionistas do INSS. O presidente do INSS

O Ipam pede socorro!

O Ipam pede socorro!

Tramita na Câmara Municipal de Porto o Projeto de Lei Complementar nº. 10/25, de autoria do executivo municipal, propondo aumento de cargos e reajus

Não é recomendado que o vereador indique pessoas para funções ou cargos públicos

Não é recomendado que o vereador indique pessoas para funções ou cargos públicos

Uma das atribuições do vereador é requerer informações sobre a gestão municipal. Essa prerrogativa está assegurada na Constituição Federal, na Lei O

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Anos atrás, cansados de esperar pela iniciativa da prefeitura, moradores da Vila Calderita, Zona Rural de Porto Velho, construíram um pequeno abrigo

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)