Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A midiatização da greve


A midiatização da greve - Gente de Opinião

Despojado da sua principal característica: a capacidade de mobilização das massas, o movimento sindical enfrenta enorme dificuldade de persuasão dos seus associados em Rondônia e inaugura a etapa da midiatização da greve, ao anunciar pelos veículos de comunicação o dia e a hora da paralisação antes mesmo de quaisquer conversações sobre as reivindicações.

Sem sucesso no desenvolvimento das estratégias de renovação dos seus quadros, de onde emergiram lideranças do tradicional sindicalismo doutrinário, com ramificações na Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do pseudo avanço do sindicalismo de resultados defendido pela Força Sindical, só restou mesmo apelar para a tática do “grevismo”.

Mais ou menos assim: radicaliza-se para depois buscar a mesa de negociação com o patrão, que, no serviço público, por exemplo, começou a avocar a lei de responsabilidade fiscal e bater o pé para negar qualquer pretensão dos trabalhadores públicos no sérvio público. Na iniciativa privada o fenômeno do desemprego continua a regular a participação do operário.

Cenário perfeito! Sem poder de mobilização e conteúdo programático – ideológico – não restou mesmo às entidades sindicais outra opção a não ser a contratação de jornalistas especializados em assessoria de imprensa para corroborarem com o processo de “midiatização da greve”.

É dessa forma que, a greve sai direto da sala dos dirigentes do movimento sindical e ganha repercussão nos sítios de notícias e redes sociais pela livre e expressa vontade de quem deveria exercitar e praticar o convencimento como instituto de conscientização dos associados.

A greve ganha, então, caráter tecnicista e deságua sempre em novo litígio no Judiciário, pelo fato das entidades abandonarem o diálogo e partirem de imediato para o radicalismo, com raras exceções.

Talvez por isso, sindicatos como o Singeperon, Sinjur, e agora o Sticcero, reeditem tantos e sucessivos comunicados de greve e distribuam aos meios de comunicação para no dia seguinte voltarem atrás.

Fonte: Blog do Bidu, do jornalista de Opinião Abdoral Cardoso
 

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um desabafo sobre democracia e ética no meu país e na Europa

Um desabafo sobre democracia e ética no meu país e na Europa

Encontro-me em Portugal e o que se revela aos meus olhos? Uma nação de braços e génio, rica em humanidade e força de trabalho, cujo fado paradoxal

Quem será o novo pateta?

Quem será o novo pateta?

          “Acabou, porra!”. É desse mesmo jeito que diria Jair Messias Bolsonaro sobre a sua atual situação. O ex-presidente do Brasil foi julgado p

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Se você é filiado à assistência médica do Ipam e precisa agendar uma consulta com um oftalmologista recomendo, desde já, munir-se de muita paciência

A “Rachadinha de Natal”

A “Rachadinha de Natal”

A rachadinha é uma das modalidades de corrupção mais presentes no submundo da política brasileira. Aqui e acolá estoura uma denúncia envolvendo o de

Gente de Opinião Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)