Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A gangorra da morte


A gangorra da morte - Gente de Opinião

Enquanto autoridades e dirigentes públicos de Rondônia não conseguirem acertar os ponteiros do bom-senso quanto à adoção de medidas preventivas no combate à pandemia do coronavírus, hospitais (públicos e privados) continuarão lotados e, o que é pior, pessoas perdendo suas vidas para o vírus.

Quando se espera que as coisas vão melhor, desgraçadamente, alguém resolve baixar um decreto autorizando a liberação de festas e eventos até cem pessoas, contrariando, inclusive, especialistas, que aconselham o uso de máscaras e o distanciamento físico como medidas necessárias e indispensáveis para conter o avanço da pandemia, mas parece que ninguém os escuta. A impressão é de que se está pregando a ouvidos moucos.

Até o início da semana passada, Rondônia aparecia em cinza (queda de mortes) no mapa da covid-19. Bastou a turma relaxar nas medidas de segurança para que o estado voltasse à zona vermelha (aumento de mortes). Quando as mortes diminuem, as medidas são flexibilizadas. Quando aumenta o número de mortos, voltam as restrições. É um puxa-encolhe danado.

Agora, difícil é alguém, em sã consciência, acreditar que, depois de umas e outras na cabeça, tanta gente assim, dividindo o mesmo espaço, vai se preocupar em usar máscara e manter o distanciamento físico. É claro que não!

Infelizmente, ainda tem pessoas que preferem ignorar as normas de prevenção e acabam embargando na nau da insensatez, por pura vaidade, colocando não somente em risco a própria vida, como também a de outras pessoas, principalmente daquelas que estão seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

A UE à margem da “paz” que financiou!

A UE à margem da “paz” que financiou!

Bruxelas reclama lugar nas negociações, mas Moscovo recusa-a como mediadora e Washington já não a consultaA nação que teme os seus inimigos busca am

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido a expressão “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O provérbio sugere a possibilidade de pessoas dia

O desarmamento da inteligência artificial

O desarmamento da inteligência artificial

Um Chamamento de orientação para a HumanidadeDesarmar a inteligência artificial é mais urgente do que desarmar um míssil: o míssil mata o corpo; o alg

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)