Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ucrânia tem eleições presidenciais em meio conflito armado


Da Agência Lusa / Agência Brasil

A Ucrânia promove hoje (25) eleições presidenciais extraordinárias, convocadas após o afastamento do presidente Viktor Ianukóvitch, com o país mergulhado em um conflito armado entre as forças do governo provisório e a insurgência pró-russa do Leste do país.

A grande incógnita destas eleições é como vai correr a votação nas regiões de Lugansk e Donetsk, proclamadas “repúblicas populares independentes” e cujos líderes se recusam a realizar uma eleição que consideram ilegítima.

Mais de 33 milhões de ucranianos são chamados às urnas, sendo que, de acordo com dados da Comissão Eleitoral, grande parte dos 5 milhões de eleitores de Donetsk e Lugansk não poderá exercer o direito de hoje devido ao boicote dos separatistas pró-russos da região.

A Rússia, que Kiev acusa de instigar a sublevação no Sudeste do país, também questiona a legitimidade das eleições mas, na sexta-feira (23), o presidente Vladimir Putin disse que reconhecerá os resultados.

A crise na Ucrânia foi desencadeada em novembro de 2013 com a decisão do presidente, Viktor Ianukóvitch, de não assinar um acordo com a União Europeia e fortalecer os laços com a Rússia. Milhares saíram às ruas em protesto e, ao fim de três meses, Ianukóvitch foi deposto.

O milionário pró-ocidental Petro Poroshenko é considerado o grande favorito nas sondagens, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem sobre a antiga primeira-ministra e símbolo da Revolução Laranja de 2004 Iulia Timochenko.

Poroshenko e Timoshenko defendem a integração da Ucrânia à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), apoiam a operação militar lançada por Kiev no Leste e prometem recuperar a Crimeia, anexada pela Rússia.

O terceiro candidato na corrida, segundo as sondagens, é o banqueiro Serguei Tiguipko, antigo assessor de Ianukóvitch e ex-presidente do Banco Central ucraniano, considerado o candidato do Sudeste russófono.

Quase 100 mil efetivos foram destacados para garantir a segurança durante a votação em todo o país, sobretudo no Leste, onde foram registrados, na noite passada, confrontos na região de Donetsk.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)