Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Saída de Marina 'é duro revés para defensores da Amazônia', diz jornal


  
O jornal argentino Página/12 diz em sua edição desta quarta-feira que a demissão da ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi "um duro revés" para a "causa amazônica no Brasil". 

BBC Brasil

Segundo o jornal, Marina Silva renunciou "inesperadamente depois de ser derrotada em sua luta por preservar a Amazônia, que está sendo devorada pelos grandes produtores de soja”.

O Página/12 diz que, apesar de as razões oficiais não terem sido informadas, acredita-se que a ministra tenha deixado o cargo por conta de divergências com outros ministros “que apoiam incêndios florestais, a construção de usinas hidrelétricas e a produção de etanol no pulmão do mundo”.

O jornal afirma que a notícia caiu como uma bomba no Congresso, onde foi recebida com surpresa até por parlamentares próximos à ministra.

“Com seu afastamento, o governo acaba de perder uma ministra com uma biografia que poucos políticos e dirigentes sociais são capazes de igualar”, diz o jornal.

“A fundadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado amazônico do Acre ocupava a pasta do Meio Ambiente desde 1º de Janeiro de 2003, quando começou o atual governo. No início, era uma das pessoas de maior confiança do mandatário – ela foi o primeiro membro do gabinete nomeado oficialmente por Lula.”

“Conhecida por trabalhar junto ao sindicalista assassinado Chico Mendes, a funcionária se destacou por sua capacidade de manter o equilíbrio em meio aos conflitos com seus colegas que defendiam obras danosas para a preservação ambiental”, diz o Página/12.

Mas o jornal afirma que as relações entre a ministra e o presidente Luís Inácio Lula da Silva foram se desgastando por causa do apoio de Lula a outros ministérios com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Amazônia.

Segundo o Página/12, os problemas teriam começado em julho do ano passado, por conta das pressões enfrentadas pela ministra para aprovar a licitação de duas grandes hidrelétricas sobre o Rio Madeira, às quais ela se opunha.

Outro inimigo enfrentado por Marina teria sido o agronegócio, segundo o jornal, que teria contribuído para o aumento do desmatamento.

“A ex-seringueira, ex-vereadora e ex-senadora teve brigas com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, por sua defesa do uso de áreas já destruídas da Amazônia para cultivar a cana de açúcar utilizada no Brasil e fabricar etanol.”

“Mas a gota que transbordou o copo foi a decisão de Lula de não entregar a Silva o comando do Programa Amazônia Sustentável (PAS), lançado na semana passada, disse o Greenpeace. O presidente pôs o ministro das Ações de Longo Prazo, Roberto Mangabeira Unger, a frente do PAS, o que a ministra teria tomado como uma bofetada.”

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)