Porto Velho (RO) domingo, 14 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rússia amplia importações de carne brasileira


O Brasil está conquistando novos mercados para a carne bovina, e a particiação da Rússia no resultado das exportações é crescente. A tendência é de ampliação nos negócios, já que a produção russa cresce apenas 3% ao ano, enquanto o consumo avança 10%. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as importações totais do produto pelo governo russo devem subir de 720 mil toneladas em 2007 para 990 mil toneladas em 2008. A análise faz parte dos Indicadores Pecuários, pesquisa feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A Rússia está em busca de carne com preços menores que os praticados na União Européia, devido ao forte crescimento da indústria de fast food, capitaneada pela rede McDonald’s. Segundo o diretor de qualidade da rede na Europa, Ignácio Blanco-Traba, a carne do hamburger consumido pelos russos vem do Mercosul, tendo como maior fornecedor o Brasil, por apresentar baixa contaminação e boa padronização.

De janeiro a outubro deste ano, 32% do volume e 25% do valor da carne bovina exportada pelo Brasil tiveram a Rússia como destino, totalizando US$ 735,6 milhões no acumulado de 10 meses – um crescimento de 41,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, o total é de 361,6 mil toneladas, 64% a mais do que foi registrado de janeiro a outubro de 2006.

Ameaças

Alguns fatores, no entanto, podem acarretar perda de mercado para o Brasil. Um deles é a possibilidade de o real se valorizar frente ao rublo (moeda russa). Isso tornaria a carne brasileira mais cara e abriria espaço para a concorrência. Soma-se a isso o fato de a Rússia ter feito uma série de acordos com os Estados Unidos para liberar a importação de carne norte-americana, o que também pode fazer o Brasil diminuir a participação no mercado russo.

Outro dado apontado no estudo da CNA/Cepea mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) e o Custo Operacional Total (COT) permaneceram em alta em setembro, chegando a 0,5% e 0,6%, respectivamente. No acumulado do ano, a variação do COE está em 8,4%, e o COT, no qual estão incluídos gastos com manutenção e depreciação de máquinas e implementos, registra variação de 8,88%. O aumento do COT em setembro está atribuído principalmente à valorização do salário mínimo em São Paulo.

Mato Grosso, Paraná e Tocantins apresentaram baixa em setembro tanto no COE quanto no COT. Já o preço da arroba do boi gordo, depois de vários meses de alta em 2007, caiu 4% em setembro. As maiores desvalorizações foram registradas em Minas Gerais (6,06%), Goiás (5,08%) e Mato Grosso do Sul (4,88%). No ano, a variação da arroba é positiva, de 16,38%.

Fonte: CNA

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe