Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rainha da Holanda pede dissolução do Parlamento


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A rainha da Holanda, Beatriz, pediu ontem (24) a dissolução do Parlamento – formado por câmaras Baixa e Alta – para antecipar as eleições legislativas para 12 de setembro. O pedido da rainha ocorreu logo depois de o primeiro-ministro Mark Rutte e toda sua equipe renunciarem devido às dificuldades para a aprovação de medidas de contenção das despesas públicas no país.

O projeto orçamentário para 2013, cujo esboço deverá ser apresentado à Comissão Europeia, inclui medidas para reduzir o déficit público. A proposta ocorre no momento em que há informações sobre a eclosão de despesas no governo holandês, que ultrapassaram, no ano passado, 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) - acima do limite da zona do euro, estabelecido em 3%.

Rutte e sua equipe foram encarregados de comandar os assuntos internos do país até as próximas eleições, previstas para 12 de setembro. As legislativas antecipadas na Holanda abrem um período de instabilidade política em um dos poucos países que ainda estão em situação financeira estável na zona do euro.

Os holandeses fazem parte do seleto grupo de quatro nações que ainda se beneficiam do triplo A das agências estrangeiras de análise de risco. O primeiro-ministro demissionário compareceu ontem (24) ao Parlamento e pediu apoio aos políticos para a aprovação do pacote de medidas.


*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI // Edição: Lílian Beraldo
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)