Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Projeto Rondon dá início aos trabalhos no Canadá



A nigeriana Sope Ogunrinde, de 21 anos, admite: "Pensei que no Brasil só existiam praias e favelas." Agora, depois de três meses aqui, a estudante de Relações Internacionais e Desenvolvimento na Universidade de Regina, província de Saskatchewan, no Canadá, concorda que tinha uma visão distorcida do País escolhido para conhecer por um programa de intercâmbio. Sope é uma dos nove estudantes canadenses participantes do Projeto Rondon/RS Unisc, este ano em sua quarta edição.

A atividade promove a troca entre estudantes brasileiros e canadenses por meio de uma parceria com a organização não-governamental (ONG) Jeunesse Canada Monde (Jovens Canadenses pelo Mundo). Os canadenses e outros nove estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) embarcaram terça-feira para a segunda etapa do projeto, que segue até dezembro no Canadá.

Para Sope, que mora no Canadá desde os 13 anos, depois de nove vivendo nos Estados Unidos, o Brasil foi uma surpresa: mais desenvolvido e com qualidade de vida muito superior ao que pensava. Daqui só havia estudado um pouco da economia, na escola. Em Santa Cruz, trabalhou de forma voluntária na Apae com o colega brasileiro Willian Nunes dando aulas de música, informática e educação física.

"As ações são de cunho educativo baseadas em educação não-formal", explica a supervisora Cristiana Verônica Mueller, da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc – e que, em 2006, foi uma das participantes. Nas segundas-feiras, os estudantes se envolveram em jornadas educativas sobre assuntos diversos. Nas terças, quartas e quintas atuavam nos projetos sociais em áreas carentes; nas sextas, participavam de atividades comunitárias em grupo e, aos finais de semana, ficavam com as famílias que os abrigaram ou faziam outras ações programadas. 

Os rondonistas – como são chamados os integrantes do projeto – atuam em nove duplas compostas por um aluno de cada país.

Fonte: Gazeta do Sul

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)