Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

População paraguaia dividida quanto a apoio a Lugo


Daniella Jinkings
Agência Brasil

Brasília – A população paraguaia está em alerta com a crise política no país após a aprovação de uma proposta inesperada de impeachment contra o presidente Fernando Lugo. Amanhã, ele será julgado pelo Senado paraguaio. De acordo com o economista paraguaio Gustavo Marecos, 26 anos, a opinião da população sobre o futuro do país está dividida. “Há pessoas que vão apoiar e [outras] que não vão apoiar [o presidente] amanhã. Pessoas do interior estão se preparando para vir [à capital para manifestações]”.

O economista informou à Agência Brasil, por telefone, que o comércio do centro da capital Assunção fechou mais cedo e as instituições públicas liberaram os funcionários no meio da tarde. Além disso, há militares e policiais guardando a área do Palácio do Governo. “Temos de tomar precaução. Não é um dia comum”.

A abertura do processo político foi motivada por um conflito ocorrido na última sexta-feira (15) em uma fazenda do Nordeste do país que matou 17 pessoas, entre camponeses e policiais. Segundo o economista, o conflito está repercutindo muito no país. “O sentimento da população é de tristeza desde sexta-feira”.

O pedido de impeachment, liderado pela Partido Colorado, que faz oposição a Lugo, foi aprovado por 76 votos a favor e 1 contra. Três parlamentares estavam ausentes. Ao menos cinco ministros paraguaios já renunciaram aos cargos. De acordo com a Agência Pública de Notícias do Paraguai, a IP Paraguay, centenas de pessoas estão em frente ao Congresso Nacional paraguaio para repudiar o impeachment de Lugo.

Moradora de Assunção, a estudante brasileira Thaís Vieira, 15 anos, disse que a população paraguaia está atenta à situação do país. “Estamos em alerta por causa das manifestações. Estão ocorrendo muitas manifestações, tanto a favor quanto contra. As principais manifestações são dos camponeses”, disse à Agência Brasil.

O Senado paraguaio, que assumiu ontem o papel de um tribunal político, vai decidir na tarde de hoje (22) o futuro do presidente Fernando Lugo. A partir do meio-dia (13h em Brasília), Lugo terá duas horas para apresentar sua defesa e, às 16h30 (17h30 em Brasília), os senadores vão se pronunciar sobre o processo de impeachment do presidente.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes