Quarta-feira, 1 de agosto de 2007 - 07h00
A Terra já teve épocas mais quentes, como há 300 mil e 120 mil anos, "quando o "Homo Sapiens" já andava pela África", disse a paleontóloga María Angeles Bárcena.
Ela afirmou que o aquecimento global propriamente dito sempre existiu e "é algo natural". A novidade atual seria que o homem nunca lançou tanto CO2 à atmosfera.
A pesquisadora, membro do Comitê Científico Espanhol para a Pesquisa na Antártida, disse que existem registros de "variações climáticas" desde a época romana e da era medieval.
Os registros foram feitos a partir de colheitas, que confirmaram que as mudanças climáticas são uma constante na Terra, como as inundações e outras catástrofes.
A cientista afirma que a cada 200 anos ocorrem mudanças na posição do Sol e isto propicia fenômenos abruptos. Ela acrescentou que outros fatores também incidem na variabilidade climática, como os vulcões, a movimentação das placas tectônicas e a própria vida.
"Vamos em direção a temperaturas baixas, pela própria geometria terrestre, e embora estejamos submersos neste processo há milhões de anos, houve períodos quentes, e alguns muito mais [quentes] que o atual", disse María Angeles.
No entanto, ela afirma que "desde a revolução industrial o homem joga CO2 na atmosfera" e que, antes, "isto não tinha sido feito por ninguém". Por isso, segundo ela, é bom ter precaução e reduzir as emissões.
Efe, em San Lorenzo de El Escorial - Folha São Paulo
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)