Porto Velho (RO) sábado, 4 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Planeta já foi mais quente, afirma pesquisadora


A Terra já teve épocas mais quentes, como há 300 mil e 120 mil anos, "quando o "Homo Sapiens" já andava pela África", disse a paleontóloga María Angeles Bárcena.

Ela afirmou que o aquecimento global propriamente dito sempre existiu e "é algo natural". A novidade atual seria que o homem nunca lançou tanto CO2 à atmosfera.

A pesquisadora, membro do Comitê Científico Espanhol para a Pesquisa na Antártida, disse que existem registros de "variações climáticas" desde a época romana e da era medieval.

Os registros foram feitos a partir de colheitas, que confirmaram que as mudanças climáticas são uma constante na Terra, como as inundações e outras catástrofes.

A cientista afirma que a cada 200 anos ocorrem mudanças na posição do Sol e isto propicia fenômenos abruptos. Ela acrescentou que outros fatores também incidem na variabilidade climática, como os vulcões, a movimentação das placas tectônicas e a própria vida.

"Vamos em direção a temperaturas baixas, pela própria geometria terrestre, e embora estejamos submersos neste processo há milhões de anos, houve períodos quentes, e alguns muito mais [quentes] que o atual", disse María Angeles.

No entanto, ela afirma que "desde a revolução industrial o homem joga CO2 na atmosfera" e que, antes, "isto não tinha sido feito por ninguém". Por isso, segundo ela, é bom ter precaução e reduzir as emissões.

Efe, em San Lorenzo de El Escorial - Folha São Paulo

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia