Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Planeta já foi mais quente, afirma pesquisadora


A Terra já teve épocas mais quentes, como há 300 mil e 120 mil anos, "quando o "Homo Sapiens" já andava pela África", disse a paleontóloga María Angeles Bárcena.

Ela afirmou que o aquecimento global propriamente dito sempre existiu e "é algo natural". A novidade atual seria que o homem nunca lançou tanto CO2 à atmosfera.

A pesquisadora, membro do Comitê Científico Espanhol para a Pesquisa na Antártida, disse que existem registros de "variações climáticas" desde a época romana e da era medieval.

Os registros foram feitos a partir de colheitas, que confirmaram que as mudanças climáticas são uma constante na Terra, como as inundações e outras catástrofes.

A cientista afirma que a cada 200 anos ocorrem mudanças na posição do Sol e isto propicia fenômenos abruptos. Ela acrescentou que outros fatores também incidem na variabilidade climática, como os vulcões, a movimentação das placas tectônicas e a própria vida.

"Vamos em direção a temperaturas baixas, pela própria geometria terrestre, e embora estejamos submersos neste processo há milhões de anos, houve períodos quentes, e alguns muito mais [quentes] que o atual", disse María Angeles.

No entanto, ela afirma que "desde a revolução industrial o homem joga CO2 na atmosfera" e que, antes, "isto não tinha sido feito por ninguém". Por isso, segundo ela, é bom ter precaução e reduzir as emissões.

Efe, em San Lorenzo de El Escorial - Folha São Paulo

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes