Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Oposição boliviana quer mediação da Igreja e países amigos


 
O prefeito (governador) do departamento (estado) de Tarija, Mario Cossío, disse que pediu a participação da Igreja Católica e de embaixadores de países amigos como o Brasil nas negociações com o governo da Bolívia.

Igreja e embaixadores participariam como "observadores" no diálogo entre oposição e o governo do presidente Evo Morales.

"Falei com o cardeal da Igreja e também com embaixadores e eles mostraram disposição de participar deste diálogo", disse Cossío. "Se o presidente estiver de acordo, podemos instalar esse diálogo formalmente".

Ele fez as declarações ao chegar, neste domingo, ao Palácio presidencial Queimado, em La Paz, onde esperava reunir-se com o presidente Morales. "Hoje a presença do presidente é imprescindível", disse.

Testemunhas

Pouco depois, o vice-presidente Álvaro Garcia Linera disse que Morales só participaria do encontro se houvesse avanços.

Linera afirmou que o governo aceitaria a presença de "testemunhas" – não observadores – no encontro.

"O governo tem a disposição de ser flexível tanto na questão dos impostos petroleiros quanto das autonomias. Mas queremos que as autonomias dos departamentos sejam discutidas dentro da nova constituição", afirmou.

Segundo ele, o governo tem propostas que vão beneficiar as administrações regionais.

Linera fez duas ressalvas: "os crimes não são negociáveis. Ou seja, nem as mortes em Pando, cuja responsabilidade é do senhor prefeito (Leopoldo Fernández) e nem os delitos cometidos contra nosso sistema energético, com o fechamento de válvulas. Estes crimes serão apurados e os responsáveis presos".

O vice-presidente pediu que os manifestantes liberem as instalações energéticas que ainda estão ocupadas no país, além dos organismos públicos do governo central, controlados pela oposição na região governada pela oposição.

A Bolívia vive uma nova era de crise política e social que deixou vários mortos em Pando, na fronteira com o Acre.

Os jornais publicaram, neste domingo, o nome de 18 vítimas fatais, mas segundo o ministro de governo, Alfredo Rada, esse número poderia passar de trinta.

Essa tentativa de diálogo – a terceira em um mês – ocorre um dia antes da reunião dos presidentes da Unasul, em Santiago, no Chile. Morales participará do encontro, confirmou Linera.

Na entrevista em La Paz, os jornalistas perguntaram ao vice-presidente por que não se permite o desembarque de observadores e jornalistas em Cobija, capital de Pando.

"Em Pando existem quadrilhas de traficantes armados que atuaram com a permissão deste senhor prefeito", afirmou. "As Forças Armadas têm a obrigação de proteger o aeroporto da cidade e só quando a situação estiver normalizada permitiremos a chegada de observadores e organismos de direitos humanos".

Fonte: BBC Brasil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)