Sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 15h35
Da Agência Lusa*
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (13) que não vai enviar forças terrestres para o Iraque e que estuda outras opções para combater a ofensiva sunita no país árabe.
“Não vamos enviar tropas americanas de volta para o combate no Iraque, mas pedi à minha equipe de segurança nacional que prepare outras opções que possam ajudar as forças de segurança iraquianas”, acrescentou.
Em uma declaração sobre a situação no Iraque, Obama advertiu, contudo, que cabe àquele país sanar as suas divisões.
Em Londres, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou aos dirigentes políticos iraquianos para "permanecerem unidos", em resposta ao avanço dos combatentes jihadistas, que ameaçam tomar a capital, Bagdá, depois de terem tomado várias províncias. "Está na hora de os dirigentes iraquianos se unirem e se mostrarem unidos", disse Kerry, em entrevista coletiva.
Enquanto isso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia aconselhou os cidadãos turcos a abandonarem as regiões iraquianas diretamente ameaçadas pelos combates que entre jihadistas e o Exército, incluindo a capital. "Recomendamos aos nossos cidadãos, para sua própria segurança, que saiam mediatamente de Mossul, Kirkuk, Salahuddin, Diyala, Anbar e Bagdá, onde o conflito e a insegurança são mais violentos, assim como aconselhamos que não ofereçam resistência e se rendam”, diz nota divulgada pelo ministério na internet.
Agência Brasil com informações da Agência Lusa
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin