Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

O Papa Francisco não falará na 'Via Sacra'


Gente de Opinião

O Papa Francisco permanecerá em oração ao fim da "Via Sacra" hoje à noite no Coliseu, sem pronunciar algum discurso, em seguida abençoará os fiéis, disse o Padre Federico Lombardi, num briefing realizado esta manhã na Sala de Imprensa do Vaticano, sobre as celebrações pascais do Papa. Espera-se uma grande participação de fiéis, de tal modo que, por esta ocasião, foram colocados grandes ecrãs na área dos Foros Imperiais.

Um operário e um empresário juntos, dois sem-abrigo e ainda crianças, idosos, doentes e prisioneiros. A carregar a cruz esta noite no Coliseu serão pessoas de todas as idades e origens, com uma atenção particular às situações de sofrimento em que o Arcebispo Bregantini se debruça nas suas meditações preparadas para a "Via Sacra". Um rito que o papa Francisco acompanhará, como de costume, em oração, no terraço do Palatino. Não haverá, pois, o tradicional discurso do Papa ao fim do evento, como informou o padre Federico Lombardi:

"Neste momento, consta que o Papa não tem a intenção de falar ao fim da “Via Sacra", não pensa em fazer um discurso, mesmo improvisado, mas de permanecer em silêncio e dar a bênção. Esta é a informação que eu tive. De resto, deixemos ao Espírito e à liberdade do Papa ver se, em seguida, ele quer dizer alguma coisa ou não".

A " Via Sacra", devido o tamanho das meditações , durará este ano cerca de uma hora e três quartos - uma meia-hora a mais do que no ano passado – e deveria, portanto, terminar por volta das 23. As meditações serão lidas pela actriz Virna Lisi e por Horácio Coclite. A voz que guiará a oração será de Simona De Santis. As pessoas que carregam a cruz não a seguem em procissão a partir do início, mas esperam por ela em cada estação. São pelo menos 50 os países que seguirão o evento ao vivo através dos seus televisores. Durante a Vigília Pascal, anunciou em seguida o Pe. Lombardi, serão baptizados pelo Papa 10 catecúmenos: 5 vindos da Itália; e os outros de Belarus, Senegal, Líbano, França e Vietnam. Quanto à Missa de Páscoa, o Papa - como de costume nesta solenidade - celebrará sozinho e não está prevista a homilia , mas apenas a Mensagem antes da Bênção "Urbi et Orbi", sem saudações em outras línguas. O Pe. Lombardi pôs, em seguida, o acento numa particularidade ecuménica da celebração:

“Ci sono, quest’anno, i canti degli Stichi e Stichirà orientali che si fanno quando la celebrazione della Pasqua coincide per i latini e per gli orientali. Quindi, anche per ricordare questo momento di comunione nella celebrazione della Pasqua c’è questo elemento particolare del rito che è una tradizione che – come ricorderete – c’è ogni tre-quattro anni”.

"Haverá, neste ano, os cantos dos Stichi e Stichirà orientais que se fazem quando a celebração da Páscoa coincide para os latinos e os orientais. Portanto, também para lembrar este momento de comunhão na celebração da Páscoa tem este elemento particular do rito que é uma tradição que - como se recordarão - acontece cada três ou quatro anos".

Fonte: Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)