Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

O Papa Francisco não falará na 'Via Sacra'


Gente de Opinião

O Papa Francisco permanecerá em oração ao fim da "Via Sacra" hoje à noite no Coliseu, sem pronunciar algum discurso, em seguida abençoará os fiéis, disse o Padre Federico Lombardi, num briefing realizado esta manhã na Sala de Imprensa do Vaticano, sobre as celebrações pascais do Papa. Espera-se uma grande participação de fiéis, de tal modo que, por esta ocasião, foram colocados grandes ecrãs na área dos Foros Imperiais.

Um operário e um empresário juntos, dois sem-abrigo e ainda crianças, idosos, doentes e prisioneiros. A carregar a cruz esta noite no Coliseu serão pessoas de todas as idades e origens, com uma atenção particular às situações de sofrimento em que o Arcebispo Bregantini se debruça nas suas meditações preparadas para a "Via Sacra". Um rito que o papa Francisco acompanhará, como de costume, em oração, no terraço do Palatino. Não haverá, pois, o tradicional discurso do Papa ao fim do evento, como informou o padre Federico Lombardi:

"Neste momento, consta que o Papa não tem a intenção de falar ao fim da “Via Sacra", não pensa em fazer um discurso, mesmo improvisado, mas de permanecer em silêncio e dar a bênção. Esta é a informação que eu tive. De resto, deixemos ao Espírito e à liberdade do Papa ver se, em seguida, ele quer dizer alguma coisa ou não".

A " Via Sacra", devido o tamanho das meditações , durará este ano cerca de uma hora e três quartos - uma meia-hora a mais do que no ano passado – e deveria, portanto, terminar por volta das 23. As meditações serão lidas pela actriz Virna Lisi e por Horácio Coclite. A voz que guiará a oração será de Simona De Santis. As pessoas que carregam a cruz não a seguem em procissão a partir do início, mas esperam por ela em cada estação. São pelo menos 50 os países que seguirão o evento ao vivo através dos seus televisores. Durante a Vigília Pascal, anunciou em seguida o Pe. Lombardi, serão baptizados pelo Papa 10 catecúmenos: 5 vindos da Itália; e os outros de Belarus, Senegal, Líbano, França e Vietnam. Quanto à Missa de Páscoa, o Papa - como de costume nesta solenidade - celebrará sozinho e não está prevista a homilia , mas apenas a Mensagem antes da Bênção "Urbi et Orbi", sem saudações em outras línguas. O Pe. Lombardi pôs, em seguida, o acento numa particularidade ecuménica da celebração:

“Ci sono, quest’anno, i canti degli Stichi e Stichirà orientali che si fanno quando la celebrazione della Pasqua coincide per i latini e per gli orientali. Quindi, anche per ricordare questo momento di comunione nella celebrazione della Pasqua c’è questo elemento particolare del rito che è una tradizione che – come ricorderete – c’è ogni tre-quattro anni”.

"Haverá, neste ano, os cantos dos Stichi e Stichirà orientais que se fazem quando a celebração da Páscoa coincide para os latinos e os orientais. Portanto, também para lembrar este momento de comunhão na celebração da Páscoa tem este elemento particular do rito que é uma tradição que - como se recordarão - acontece cada três ou quatro anos".

Fonte: Rádio Vaticano

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia