Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Morales anuncia investimentos em programas sociais


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Depois de anunciar uma série de medidas que envolve o reajuste de até 83% do preço dos combustíveis e o congelamento de tarifas relativas de serviços básicos, o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, informou hoje (27) que vai investir cerca de US$ 380 milhões – oriundos dos subsídios dos combustíveis – em programas sociais. A iniciativa sobre a aplicação dos recursos foi comunicada pelo ministro de Transparência Institucional e Luta contra a Corrupção, Nardi Suxo.

Os dados são da agência de notícias oficial do país, a Agência Boliviana de Informações (ABI). "É justamente porque o governo pensa nas pessoas que precisam ser beneficiárias do desenvolvimento que tomou a decisão de suspender o subsídio dos combustíveis, como gasolina e diesel", disse Suxo.

Ontem (26), as autoridades bolivianas informaram que as medidas têm como objetivo fortalecer a economia nacional e conter as ações dos contrabandistas. Segundo Suxo, os combustíveis contrabandeados eram transportados principalmente para o Brasil, a Argentina, o Chile e o Peru.

"Os 380 milhões para subsidiar o custo dos combustíveis vão agora para instalar sistemas de água potável e esgoto, construção de estradas pavimentadas e hospitais terciários, além de outros programas de desenvolvimento", disse o ministro.

O ministro da Presidência da República, Oscar Coca, acrescentou que o decreto inclui o congelamento de tarifas relativas ao gás, à eletricidade, à telefonia e à água. Para ele, o poder de consumo dos trabalhadores na Bolívia aumenta considerando também que houve aumentos acima dos níveis da inflação.

Coca disse que está em curso a busca por um diálogo com os sindicatos do transporte público rodoviário para evitar a ameaça de uma greve geral. Uma das medidas em favor do transporte rodoviário é a fixação de tarifa zero para a importação de autopeças, que é uma das reivindicações antigas da indústria.

O governo da Bolívia aprovou ontem um decreto que aumenta o valor cobrado pelos combustíveis e congela as tarifas do gás liquefeito de petróleo (GLP) e do gás natural (GNV).

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe