Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia reajusta combustíveis e congela tarifas


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O governo da Bolívia aprovou ontem (26) uma série de medidas que incluem o reajuste de até 83% do preço dos combustíveis, o congelamento de tarifas relativas do gás liquefeito de petróleo (GLP) e do gás natural (GNV), além de serviços básicos. O objetivo, segundo as autoridades, é proteger e incentivar a economia nacional, assim como conter a ação dos contrabandistas.

As informações são da Agência Boliviana de Informações (ABI), que é oficial. De acordo com as autoridades, a meta é pôr em prática uma política agressiva para estimular a produção de petróleo. O congelamento de tarifas inclui serviços de abastecimento de energia, água e telefone, além de peças de reposição para os transportes públicos.

O vice-presidente da República, Alvaro Garcia Linera, anunciou as medidas contidas no Decreto Supremo nº 748. Linera fez o comunicado em nome do presidente boliviano, Evo Morales, que está em viagem oficial à Venezuela – que vive momentos de tensão em decorrência dos problemas causados pela chuva no país. As medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros da Bolívia.

"Não podemos mais subvencionar os poderosos que têm cinco ou seis carros. O que queremos é que o dinheiro que usamos para conceder o benefício atenda os bolivianos mais necessitados", afirmou Lindera. “[Queremos] proteger a economia boliviana."

O vice-presidente afirmou ainda que o reajuste dos combustíveis possibilitará uma espécie de “nivelamento dos preços” cobrados na Bolívia com o que ocorre no Brasil, na Argentina e nos demais países vizinhos.

“Não podemos manter os preços baixos aqui na Bolívia e no exterior altos, porque a nossa gasolina e nosso diesel estão saindo pelos rios”, disse Linera, referindo-se ao contrabando dos produtos. “Queremos continuar o modelo de desenvolvimento, mas é preciso proteger a economia para manter o crescimento e os investimentos. Não podemos continuar a sangrar", disse ele.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)