Domingo, 25 de março de 2012 - 12h05
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Nos próximos dias 2 e 4 de abril, dez militares mantidos como reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) serão libertados em comum acordo com o comando da guerrilha, autoridades colombianas e integrantes de organizações não governamentais (ONGs). As datas foram divulgadas pela ex-senadora Piedad Córdoba, que participa das negociações. O governo do Brasil contribuirá nas ações de resgate por meio de duas aeronaves e equipes de apoio.
O tema é assunto de uma reunião hoje (25), em Bogotá, capital da Colômbia. Representantes do governo e das ONGs se reunirão para discutir os detalhes das operações de resgate. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também integrará as ações.
A ex-senadora concedeu entrevista coletiva informando que o início das operações está marcado para o próximo dia 31, em São Gabriel da Cachoeira - fronteira do Brasil com a Colômbia - , quando os envolvidos estarão organizados para as ações de resgate.
De acordo com Piedad Córdoba, uma aeronave deixará São Gabriel da Cachoeira em direção ao aeroporto da cidade colombiana de Villavicencio, em Meta, no dia 2 para seguir até o local definido pelo comando das Farc. As operações de resgate ocorrerão em duas etapas – nos dias 2 e 4 – com intervalo de um dia.
Segundo a ex-senadora, a ordem de liberação dos reféns só será conhecida nos dias das libertações. Do lado brasileiro, as ações são coordenadas pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Os detalhes da operação são preservados como medida de segurança, segundo os negociadores brasileiros.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina // Edição: Lílian Beraldo
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin