Porto Velho (RO) domingo, 14 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mais de 50 milhões de pessoas podem perder o emprego em 2009


 

Adital - A crise econômica mundial vai provocar o aumento no número de desempregados, trabalhadores pobres e de empregos vulneráveis. Segundo uma estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de desempregados pode superar o de 50 milhões de trabalhadores. A previsão faz parte do relatório "Tendências Mundiais do Emprego 2009", elaborado pelo organismo internacional.

A OIT acredita que, devido à eficácia dos esforços de recuperação no mercado de trabalho, o desemprego no mundo poderia aumentar entre 18 e 30 milhões de trabalhadores em 2009 em comparação a 2007. No entanto, se a situação continuar deteriorando-se, esse número pode ultrapassar os 50 milhões de pessoas. Neste último cenário, cerca de 200 milhões de trabalhadores, especialmente em economias em desenvolvimento, poderiam passar a integrar as filas de pobreza extrema.

O diretor-geral da OIT, Juan Somavia, afirmou que o relatório não é alarmista, mas traz uma mensagem realista da situação. Para ele, é necessário empreender ações mais enérgicas e coordenadas para evitar uma recessão social mundial. A organização reitera que, se um grande número de países aplicarem políticas coordenadas de acordo com a Agenda de Trabalho Decente da OIT, os efeitos da recessão nas empresas, sobre os trabalhadores e suas famílias poderiam ser amenizados.

De acordo com Somavia, a Agenda de Trabalho Decente é um marco político adequado para enfrentar a crise. Essa agenda inclui uma mensagem de diálogo tripartite com as organizações de trabalhadores e empregadores, desempenhando um papel essencial na abordagem da crise econômica e no desenvolvimento de políticas. O diretor-geral pediu aos representantes do G-20 que, na próxima reunião no dia 2 de abril em Londres, seja discutido um acordo sobre as medidas prioritárias que devem ser adotadas para promover investimentos produtivos, os objetivos de trabalho decente e proteção social e a coordenação de políticas.

Entre os principais prognósticos do relatório da OIT, há a previsão de que, caso a situação econômica se deteriore além do previsto em novembro de 2008, o que é provável, a taxa de desemprego mundial poderia aumentar até 6,5%, o que representa 30 milhões a mais de pessoas sem emprego no mundo em relação 2007. A hipótese mais pessimista é de que a taxa de desemprego alcance 7,1%, o que equivaleria a um aumento de mais de 50 milhões.

Dessa forma, o número de trabalhadores pobres - isto é, de pessoas que não ganham o suficiente para manter-se a si mesmos e a suas famílias além do umbral da pobreza de 2 dólares ao dia por pessoa - pode aumentar até alcançar um total de 1,4 bilhão, o que representaria 45% do total de trabalhadores no mundo.

Além disso, a OIT prevê que, em 2009, a proporção de pessoas com empregos vulneráveis - ou seja, trabalhadores que contribuem para o sustento familiar ou trabalhadores por conta própria com menor acesso às redes de seguridade que protegem contra a perda de renda durante tempos difíceis - poderia aumentar de maneira considerável no pior dos cenários e afetar até 53% da população com emprego.

Para amenizar os efeitos desses cenários, a OIT recomenda uma maior cobertura do seguro-desemprego e dos regimes de seguro, reconversão profissional dos trabalhadores que perderam o trabalho e proteção das pensões frente à queda catastrófica dos mercados financeiros; investimento público em infraestruturas e habitação, infraestruturas comunitárias e empregos verdes, inclusive mediante obras públicas de emergência; apoio às pequenas e médias empresas; diálogo social em escala nacional, setorial e empresarial.

Fonte: ADITAL

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe