Domingo, 18 de agosto de 2013 - 18h57
Thais Leitão*
Agência Brasil
Brasília – Cerca de 17 mil pessoas deixaram a Síria entre a última quinta-feira e ontem (17), cruzando a região fronteiriça de Peshkhabour em direção ao Curdistão, uma região autônoma do Iraque, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), trata-se de um dos maiores fluxos de refugiados que a entidade está ajudando desde o início do levante contra o presidente Bashar Al Assad, em março de 2011.
As razões para o intenso e repentino fluxo de refugiados ainda não estão claras para as autoridades ligadas à ONU, embora haja relatos de aumento de confrontos violentos na região.
Para atender aos refugiados, o Acnur, o governo regional do Curdistão e entidades de assistência filantrópica estão organizando comboios em direção a cidades vizinhas. As instituições planejam montar um campo para abrigar estes grupos. Em nota divulgada na última quinta-feira, a ONU informou que o Acnur solicitou aos países da região que mantenham suas fronteiras abertas para receber sírios que buscam proteção.
Em razão de acusações mútuas feitas pelo governo sírio e pela oposição sobre o uso de armas químicas nos conflitos, uma missão da ONU, que foi adiada diversas vezes, chegou hoje (18) à capital, Damasco. A equipe formada por peritos internacionais é liderada pelo sueco Ake Sellstrom e deverá ficar na Síria por 14 dias para investigar a existência de arsenais de armas químicas no país.
Desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011, morreram mais de 100 mil pessoas e quase 7 milhões necessitam de ajuda humanitária de emergência, segundo balanço da ONU.
*Com informações da BBC Brasil
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co
Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)