Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Japão lança primeiro satélite comercial


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília - O Japão concluiu hoje (18) o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite comercial. A iniciativa faz com que a ilha fosse incluída no grupo de países que já lançaram satélites comerciais, assim como a Rússia e alguns europeus. O foguete H-2A, com custo aproximado de US$ 100 milhões, decolou do centro espacial da Ilha de Tanegashima, no Sudoeste do país, às 1h39.

Exatos 16 minutos após o lançamento, o satélite principal, fabricado na Coreia do Sul, se separou do foguete, sendo seguido por outros três satélites japoneses. De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o satélite sul-coreano Kompsat-3 é usado para observação.

O Shinzuku, um dos satélites japoneses, deve ser usado para monitorar correntes oceânicas e os outros dois equipamentos seriam experimentais. O Shinzuku seguiu acompanhado por pequenos satélites equipados com painéis solares que entraram em órbita com êxito, segundo as autoridades japonesas.

A operação foi coordenada pela Jaxa e pelo fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries que somam 15 lançamentos consecutivos, nos últimos sete anos. A expectativa, segundo o comando da Mitsubishi Heavy Industries, é receber mais pedidos de outros países para manter as atividades aeroespaciais.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK, da BBC Brasil e da emissora pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia