Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Filha de Fujimori promete recorrer à Justiça


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Keiko Fujimori, a filha mais velha do ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000) anunciou que recorrerá à Justiça para conseguir que o pai cumpra prisão domiciliar. A insistência ocorre no momento em que o atual presidente peruano, Ollanta Humala, negou pedido de perdão encaminhado por Keiko e sua família, em favor de Fujimori. Os parentes do ex-presidente argumentaram que ele está debilitado e sem condições de ser mantido na prisão.

“[Meu pai] sairá em liberdade e não em um caixão como o senhor Humala e sua mulher desejam”, reagiu Keiko, em entrevista coletiva concedida ontem (9). A filha de Fujimori concorreu às eleições presidenciais no Peru, contra Humala e foi derrotada por ele. “Nunca houve vontade política de perdoar [meu pai].”

Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por violações aos direitos humanos. No período em que cumpre a pena, ele foi diagnosticado com câncer na boca e vários problemas de saúde, como hipertensão e depressão. Os parentes e simpatizantes do ex-presidente argumentaram que ele precisa de cuidados especiais.

Humala negou o pedido de anistia a Fujimori com base nos argumentos apresentados pela Comissão de Graças Presidenciais, órgão que analisou a situação do ex-presidente e concluiu que não havia necessidade de conceder o indulto. A decisão foi tomada na última sexta-feira (7). O presidente disse que Fujimori tem uma doença terminal e não degenerativa, assim como não sofre de transtornos mentais.

A Comissão de Graças Presidenciais ressaltou que Fujimori está em condições carcerárias corretas: “É um preso nas melhores condições que existem no Peru”. Ao ser perguntado sobre o tema, Humala disse que o assunto “é um capítulo encerrado”.

Fujimori foi condenado em abril de 2009 a 25 anos de prisão, apontado como autor intelectual das mortes de 25 pessoas, assassinadas por um esquadrão da morte que atuava dentro do Exército. O Grupo Colina, como era chamado, combatia a guerrilha Sendero Luminoso.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes