Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cuba defende direito de asilo a ex-agente norte-americano


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - O presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu o direito de os governos latino-americanos concederem asilo político ao ex-agente norte-americano Edward Snowden. Castro criticou a “perseguição” ao norte-americano. Segundo ele, o esquema de espionagem é conhecido pelo governo cubano. Na semana passada, o presidente da Bolívia, Evo Morales, teve o avião impedido de sobrevoar o espaço aéreo de quatro países europeus por suspeita de levar a bordo Snowden.

"Respaldamos o direito soberano da Venezuela e de todos los estados de região de conceder asilo ao perseguido por seus ideais ou lutas contra os direitos democráticos, segundo nossa tradição”, disse Castro. É a primeira manifestação pública de Castro sobre o tema. O norte-americano pediu asilo político a 21 países. Até o momento, Bolívia, Venezuela e Nicarágua se ofereceram para recebê-lo.

Segundo o presidente cubano, as revelações de Snowden permitiram confirmar a existência de um sistema de “espionagem global dos Estados Unidos, que violam a soberania das nações, inclusive de seus aliados e os direitos humanos”. “Cuba, que historicamente é um dos países mais agredidos e também espionados do planeta, já conhecia a existência desses esquemas”, disse.

Ontem (7) o governo do Brasil pediu explicações aos Estados Unidos sobre as informações referentes à espionagem das comunicações de cidadãos brasileiros pela Agência Nacional de Segurança daquele país (NSA, na sigla em inglês).

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que foram pedidos esclarecimentos aos Estados Unidos por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington e também ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil. O chanceler ressaltou que recebeu com “grave preocupação” a notícia de que contatos eletrônicos e telefônicos de seus cidadãos estariam sendo monitorados.

Patriota disse que o governo brasileiro lançará iniciativas na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo estabelecimento de normas claras de comportamento para os países quanto à privacidade das comunicações dos cidadãos e a preservação da soberania dos demais Estados. O Itamaraty pretende ainda pedir à União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, na Suíça, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações.

O escândalo sobre o monitoramento das comunicações privadas de cidadãos e empresas de dentro e de fora do país pelo governo dos Estados Unidos veio à tona após Snowden revelar a prática. Os dados eram vigiados por meio do Prism, programa de vigilância eletrônica altamente secreto mantido pela NSA.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes