Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Comuniidade internacional é fundamental para a paz



Agência Brasil

Brasília - O fim dos conflitos entre israelenses e palestinos depende da mediação da comunidade internacional, incluindo os países árabes, segundo o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben. O diplomata disse à Agência Brasil que os palestinos “precisam de garantias internacionais” que assegurem a paz na Faixa de Gaza. Alzeben acrescentou que a cada dia os confrontos agravam a situação na região e a situação de vida dos palestinos. Segundo ele, a infraestrutura que era precária está cada vez pior.

Agência Brasil - As informações sobre a precariedade na região procedem?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben - Sim. A cada dia a situação fica pior. Como estamos cercados por militares por terra, mar e ar, mais palestinos morrem ou ficam feridos. A cada dia tudo fica mais difícil porque falta infraestrutura, medicamentos e tudo mais. Temos de agir rápido, pois diariamente os problemas aumentam.

ABr - O senhor confia em um cessar-fogo mediado pela comunidade internacional?
Alzeben - Temos de chegar a um cessar-fogo e a um fim definitivo desse conflito. Essa guerra não pode seguir eternamente. Nossa intenção é acabar de forma definitiva com isso. Israel não pode continuar violando as leis internacionais. Para acabar com a guerra, a comunidade internacional precisa participar e nós queremos o reconhecimento de um Estado da Palestina.

ABr - O assunto deve ser tratado então na Organização das Nações Unidas (ONU)?
Alzeben - Sim. Queremos debater a questão na ONU para tentar definir a origem dos problemas, as raízes que motivaram esses conflitos. Queremos retomar o assunto do Estado da Palestina e sua criação.

ABr - A paz, então, também está condicionada ao reconhecimento do Estado da Palestina? Mas a atuação do Hamas não é independente?
Alzeben - Temos direito a um Estado da Palestina soberano e que garanta dignidade ao nosso povo. A comunidade internacional tem a responsabilidade de nos apoiar. Essa é uma garantia de paz. O Hamas ou qualquer outra organização palestina aceitará um cessar-fogo, se for negociado. Líderes de 57 países trabalham também pela paz. O importante é respeitar o direito internacional. Os israelenses não podem querer impor a visão deles por meio da força.

ABr - Há informações que os ataques são de lado a lado.
Alzeben - Nós só exigimos uma vida digna – um respeitando o outro. Não há nada contra os israelenses, o povo, nós só queremos ter direito a um Estado soberano e independente.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)