Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chefe do Pentágono cobra do Brasil maior distanciamento da China


Chefe do Pentágono cobra do Brasil maior distanciamento da China - Gente de Opinião

247 - Não satisfeito em abocanhar as riquezas nacionais como o petróleo do pré-sal e a incorporação da Embraer pela Boeing, - praticamente entregues pelo governo Michel temer ás multinacionais norte-americanas - os Estados Unidos despacharam para o Brasil o secretário de Defesa, James Mattis, com uma missão: ele chega nesta segunda-feira (13) para impedir o fortalecimento da influência chinesa na América do Sul. Se anteriormente o temor era que a Rússia ganhasse espaço na América do Sul, o temor atual dos Estados Unidos está relacionado com os crescentes investimentos chineses na economia e em especial, no incremento do fornecimento de material militar para o Brasil, Chile, Colômbia e Argentina, países que serão visitados por Mattis ao longo desta semana.

Apesar dos chineses estarem aumentando a negociação de material bélico junto aos países sul-americanos, o que inclui até a implantação de uma base espacial na Argentina, a recente guinada à direita dos governos da região pode favorecer a retomada da influência norte-americana no continente.

“Vamos ouvir quais são as principais preocupações (dos governos da região). Queremos ampliar a boa relação que já temos. E já dissemos, não vemos com bons olhos o avanço chinês”, disse uma fonte do governo norte-americano ao jornal O Globo.

No Brasil, onde chega neste domingo (12), Mattis vem demonstrando preocupação com a possibilidade do país adquirir material militar chinês.Hoje o Barsil não possui autorização dos EUA para comprar combustíveis sólidos para foguetes, o que pode ser contornado por meio dos chineses e até dos russo, algo que os EUA não admitem.

Do lado de cá, a expectativa é que o Brasil peça mais acesso a produtos e tecnologia de ponta, além de uma maior integração e a realização de exercícios militares conjuntos, além de avançar nas discussões de temas delicados, como o uso da base de Alcântara para o lançamento de satélites pelos EUA. As negociações sobre o assunto, porém, estão travadas desde 2003.

Ao mesmo tempo em que tenta barrar o avanço chinês, Mattis deverá enfrentar dificuldades causadas pela política externa do presidente Donald Trump vem sobretaxando as exportações de produtos da região e criando dificuldades à integração regional. Apesar do resultado destas reuniões ainda serem uma incógnita, somente a viagem de Mattis à região já diz muito sobre os interesses norte-americanos na região.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)