Porto Velho (RO) quarta-feira, 10 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil quer conselho de defesa sul-americano até fim do ano, diz Jobim



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira, em Washington, que acredita que a proposta brasileira de criar um Conselho Sul-Americano de Defesa será implantada até o final deste ano.




Jobim fará a partir do dia 14 de abril um giro pela América Latina para discutir a criação do órgão com os diferentes países da região.

As discussões do ministro terão início na Venezuela, onde ele irá se encontrar com o presidente Hugo Chávez.

Em seguida, ele irá para Suriname, Guiana, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Jobim disse na sede do instituto de pesquisas Center for Strategic and International Studies (CSIS) que a proposta brasileira de criar o conselho visa criar políticas comuns de defesa, intercâmbio de pessoal, participação conjunta em operações de paz da ONU e a possibilidade de ação coordenada em ameaças enfrentadas pelos diferentes países.

O ministro da Defesa se encontrou nesta sexta-feira com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e na quinta, como o secretário de Defesa, Robert Gates. Ele contou que os dois se entusiasmaram com a proposta brasileira.

'Grande agrado'

Jobim qualificou a conversa com Rice como ''ótima''. E, durante o encontro com a secretária, ele manifestou ''a posição brasileira sobre as questões da América do Sul, mostrando que temos condições de resolver as nossas questões''.

Segundo o ministro, Rice considerou ''extraordinariamente interessante a iniciativa, viu com grande agrado''.

A recente operação militar da Colômbia em território equatoriano também foi um dos temas do encontro.

Ele disse ter expressado a ''posição brasileira de que não admitiríamos, sob hipótese alguma, a invasão de território''.

Contribuição dos EUA

Jobim contou que o secretário Robert Gates teria indagado se os Estados Unidos poderiam contribuir com o conselho de defesa, mas respondeu que ''por enquanto, a colaboração que os senhores podem fazer neste momento é ficar à distância'', já que o órgão diz respeito apenas às nações sul-americanas.

Indagado se os Estados Unidos manifestaram qualquer reserva ao fato de a Venezuela ter um papel no conselho, o ministro comentou que não, mesmo porque ''não têm nenhum direito de fazê-lo, uma vez que não diz respeito a eles''.

Em resposta a uma pergunta se a proposta brasileira não entraria em choque com o projeto do líder venezuelano, Hugo Chávez, de criar um órgão de defesa com as nações que integram a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), Jobim afirmou que ''o presidente Chávez tem interesse na criação do conselho''.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe