Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil, EUA e Bolívia firmam acordo contra cocaína


Os governos de Brasil, Estados Unidos e Bolívia assinaram, nesta sexta-feira, em La Paz, um acordo para verificar, com a ONU como observador, a destruição de plantações ilegais da folha de coca, base para fabricar cocaína, após várias tentativas fracassadas de subscrevê-lo durante quase um ano.

O encarregado de Negócios da embaixada dos EUA em La Paz, John Creamer, declarou à imprensa a satisfação com a assinatura do convênio tripartite que, segundo disse, "é um passo muito
importante na luta contra o narcotráfico".

"O projeto tem o fim de melhorar a capacidade técnica da Bolívia de monitorar os cultivos excedentes de coca e promover a coordenação técnica e científica entre os países signatários", explicou Creamer, máximo representante dos EUA na Bolívia após a expulsão do embaixador Philip Goldberg em 2008.

Por seu lado, o embaixador brasileiro Marcel Fortuna Biato assinalou que o acordo inclui países "que têm um papel-chave" na luta antidrogas: "O Brasil como país vizinho, com uma longa fronteira e uma agenda de integração muito forte com a Bolívia, e os EUA, com uma atuação tradicional forte de cooperar com a Bolívia".

Washington dotará Bogotá de equipamentos de medição de alta precisão e capacitará o pessoal que os operará, enquanto que o Brasil fornecerá imagens de satélite e tecnologia para interpretá-las.

A assinatura do acordo foi anunciada pela primeira vez em março de 2011, mas suspensa desde então em cinco ocasiões, enquanto eram feitos ajustes ao conteúdo do documento.

O governo do presidente Evo Morales aceitou a ajuda dos EUA apesar de em 2008 também ter expulsado a agência antidroga americana (DEA) com o argumento que a entidade e o embaixador Goldberg conspiravam contra ele, algo negado tanto pelo diplomata como por seu governo.

O ministro de governo (Interior), Wilfredo Chávez, assinalou, por sua vez, que se buscou que o acordo deixe estabelecidos o respeito à folha de coca e "à soberania do Estado" boliviano.

Ele destacou que a assinatura do documento ocorre em um momento em que a Bolívia "assumiu uma medida histórica" em defesa da mastigação da coca ou "acullico", a propósito do abandono que fez este mês seu país da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 da ONU, porque ela penaliza o costume indígena.

Segundo Chávez, essa decisão "de nenhuma maneira embarga a posição boliviana de continuar permanentemente cumprindo as obrigações" de luta contra o narcotráfico enquanto o país espera a decisão da ONU para seu pedido de readmissão na Convenção com reservas sobre a proibição da mastigação da coca.

A Bolívia é o terceiro produtor mundial de folha de coca e de cocaína, depois de Peru e Colômbia, e é o principal distribuidor do narcótico aos países do Cone Sul, segundo dados da ONU.

Segundo números divulgados pela ONU em setembro do ano passado, a Bolívia contava em 2010 com 31 mil hectares de coca, 22% mais que as 25.400 que havia antes de Evo Morales chegar ao poder em 2006.

A oposição acusou o presidente várias vezes de ser tolerante com o aumento dos cultivos de coca porque é máximo chefe dos principais sindicatos cocaleiros do país.

Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)